Universidade Aberta do SUS abre inscrições em curso sobre Dengue e Chikungunya
Os gestores e as diversas categorias de profissionais da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) podem se inscrever nos cursos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Ao todo, são 15 ofertas que possuem enfoque prático, baseado no dia a dia de trabalho dos profissionais do SUS e em suas reais necessidades. Os cursos são integralmente gratuitos e funcionam na modalidade de ensino à distância (EaD).
Por se tratar de uma doença introduzida recentemente no Brasil, o curso Manejo Clínico de Chikungunya tem o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para que desenvolvam competências e realizem ações de atenção à saúde da população. Dessa forma, o curso aborda as três patologias (dengue, zika vírus e febre chikungunya), a partir do diagnóstico diferencial e respectivos protocolos de atendimento. O conteúdo aponta ainda para a importância da realização da anamnese e exame físico que irão auxiliar no diagnóstico.
É composto por duas etapas. A primeira traz informações sobre a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, ações de vigilância, organização do serviço de saúde, além de apresentar a importância da educação permanente em saúde. A segunda etapa aborda casos clínicos, nos quais o profissional poderá refletir sobre a melhor conduta para realizar o manejo de pacientes com suspeita desta doença.
O curso possui carga horária de 30h e destina-se a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos e cirurgiões dentistas. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho de 2016. Para escolher entre esse ou os demais cursos e se matricular, acesse o linkhttp://unasus.gov.br/cursos
Outra oferta é a Atualização do Manejo Clínico da Dengue, cuja iniciativa é a de familiarizar os alunos com as recomendações atuais Ministério da Saúde (MS) no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos e carga horária de 10h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de maio de 2016.
Critérios e áreas
Para se inscrever em um dos cursos, o interessado deve ler atentamente ao edital, pois cada curso tem suas especificidades e os requisitos, que podem variar dependendo do público-alvo, do nível acadêmico, da localidade, aprovação do gestor responsável, entre outros.
Na lista dos 15 cursos ofertados estão o Aperfeiçoamento em atenção domiciliar; Atenção Domiciliar; Capacitação em saúde da Pessoa Idosa; Cursos sobre Chikungunya e Dengue; Curso sobre doenças do Aparelho Digestivo; Curso sobre Hanseníase na Atenção Básica; Curso sobre Influenza; Curso de manejo da coinfecção Tuberculose – HUV (TB-HIV); Curso sobre a Política de Saúde LGBT; Curso sobre a saúde da população negra; Curso sobre a saúde integral das populações do campo, da floresta e das águas; Curso sobre Tuberculose; Curso sobre o uso Terapêutico das Tecnologias Assistivas; Curso sobre vacinação contra papilomavírus humano (HPV).
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
