MPT acionará justiça para anular demissão em massa no Lifal
O procurador do Trabalho Rodrigo Alencar acionará a justiça e tomará as medidas cabíveis para anular o ato de dispensa em massa dos trabalhadores do Laboratório Farmacêutico de Alagoas, o Lifal. A decisão foi tomada em audiência realizada no Ministério Público do Trabalho, na tarde desta terça-feira (16), depois que o Estado de Alagoas decidiu manter a demissão de todos os servidores celetistas do laboratório.
Rodrigo Alencar destacou que a demissão é ilegal porque o sindicato dos trabalhadores do Lifal deveria ter participado de negociação coletiva para discutir a situação, o que não aconteceu. O procurador ainda ressaltou que a demissão de servidores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – o caso dos servidores do Lifal - deve ter um motivo plausível. “Vamos ajuizar uma ação civil pública contra o estado, porque não há justificativa legal para demitir todos os servidores concursados, quando o Estado dispõe de condições para manter cargos em comissão. A atitude do governo foi lamentável e insensata”, disse Alencar.
A decisão do governo de manter as demissões foi anunciada pela presidente do Lifal, Sandra Menezes, ao alegar que o laboratório não produz receita e, por isso, não tem estrutura financeira para se manter. Já o servidor Aldir Ricardo, representante dos trabalhadores do laboratório, frisou que uma parceria com um laboratório farmacêutico nacional poderia render ao Lifal um faturamento anual de mais de R$ 190 milhões.
O estado ignorou a notificação recomendatória expedida por Rodrigo Alencar para revogar o ato de dispensa em massa dos servidores. O impasse entre os trabalhadores do Lifal e o Estado teve início em janeiro deste ano, quando cerca de 80 servidores do órgão – contratados sob o regime celetista - receberam com surpresa a informação sobre as demissões.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
