Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Serviço oferece assistência qualificada na Clínica da Família Dr. João Fireman, no bairro Jacintinho, em Maceió
O Ambulatório Trans da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é o primeiro serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas voltado especificamente para o acolhimento e o cuidado da saúde da população transexual. Instalado na Clínica da Família Dr. João Fireman, no bairro Jacintinho, em Maceió, o ambulatório oferece um atendimento humanizado, respeitoso e inclusivo à população transexual do estado.
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado nesta quinta-feira (29), a Sesau reforça a importância do serviço oferecido no Ambulatório Trans.
.jpeg)
Atendido no local há cerca de seis meses, Sol Rocha, de 30 anos, destaca como o serviço o ajudou a ter uma melhor qualidade de vida. “Desde que passei a fazer esse acompanhamento, me sinto uma pessoa muito mais realizada, pois todo o suporte que eu precisava eu tive aqui. Eu tenho muito orgulho do que eu venho me tornando, pela coragem que eu tenho de enfrentar todos os desafios para ser o que realmente eu sou”, frisou.

Já Caio Albuquerque é atendido pelo Ambulatório Trans há quatro anos. Ele conta que o serviço transformou a vida dele para melhor e foi fundamental no seu autoconhecimento.
“Eu sou muito feliz pelo cara que eu me tornei perante a sociedade, a minha família e o acompanhamento oferecido aqui foi fundamental. Por isso, sempre faço questão de indicar aos amigos. Esse acolhimento é capaz de transformar vidas”, afirmou o jovem.
.jpeg)
Aos 20 anos de idade, o jovem Álex, que se identifica como transexual não binário, é paciente do Ambulatório Trans há cerca de 1 ano. Para ele, o serviço é uma referência.
“Desde os meus 16 anos que sonho em viver o que estou vivendo hoje. O acompanhamento que tenho aqui transformou minha vida e hoje posso dizer que sou feliz. Quando outras pessoas me pedem ajuda, eu sempre indico esse local, pois sei que aqui elas serão bem tratadas e respeitadas”, destacou.
.jpeg)
Já Fernando Cazu ressalta o comprometimento dos profissionais que atuam na unidade. “Consegui fazer a minha mastectomia aqui na clínica e todos os profissionais são excelentes. Hoje, sou muito feliz e todo dia agradeço a Deus por ter encontrado esse lugar. Aqui somos uma família e um vai ajudando o outro. Esse cuidado é fundamental pra gente", concluiu o paciente.
A pessoa transexual é aquela que não se reconhece no sexo atribuído ao nascimento e busca viver de acordo com sua identidade de gênero. Em alguns casos, essa adequação pode envolver o uso de tratamento hormonal ou a realização de procedimentos cirúrgicos.
Funcionamento
Para buscar atendimento no Ambulatório Trans da Sesau, basta ir até a Clínica da Família do Jacintinho presencialmente e fazer o agendamento ou entrar em contato pelo número (82) 98833-8816. Também são atendidos na unidade pacientes vindos dos outros municípios por meio do Sistema de Regulação (SISREG ) ou por meio de encaminhamento da atenção básica.
O Ambulatório Trans conta com uma equipe multiprofissional composta por médico endocrinologista, clínico geral, enfermeiro, assistente social, psicólogo, psiquiatra, urologista, proctologista, mastologista, ginecologista e nutricionista. Além disso, sempre que houver necessidade, os pacientes também têm acesso às demais especialidades disponíveis na Clínica da Família Dr. João Fireman.
Últimas notícias
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Confira principais dúvidas sobre a vacinação de bloqueio contra a meningite C
Governo entrega pontes, pavimentação de ruas e sala do Saúde Até Você Digital em União dos Palmares
Captação de órgãos é realizada no HGE e beneficia cinco pessoas que precisam de transplante
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
