Alagoas

Cadernetas orientam gestantes contra o Aedes aegypti

Por Redação com Agência Alagoas 21/03/2016 18h06

O Estado de Alagoas recebeu do Ministério da Saúde a nova versão da Caderneta da Gestante. O documento será distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para as unidades de Atenção Básica dos municípios que fazem o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal.

De acordo com a supervisora de saúde da criança, Socorro Marques Luz, a caderneta é voltada para os profissionais de saúde e mulheres grávidas e inclui um registro das consultas clínicas e odontológicas durante o pré-natal, além de informações sobre vacinas exames e outras informações relevantes para o acompanhamento.
 

“A caderneta é um instrumento importante, pois, registra todo o histórico da gestação e auxilia os profissionais na assistência às mulheres”, explicou a supervisora.

A caderneta também possui um caráter interativo com espaço para anotações, além de ajudar a esclarecer dúvidas mais frequentes entre as mulheres gestantes. “Este documento foi desenhado para ajudar e tranquilizar as mulheres, além de fornecer informações sobre parto humanizado, cuidados na gestação, amamentação entre outros", destacou Socorro.

A supervisora ressaltou, ainda, que nesta nova edição da caderneta estão informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, chinkungunya e o Zika vírus.

“A qualificação e a ampliação do acesso ao atendimento pré-natal tem sido uma marca desta gestão, que trabalha de forma compromissada por uma nova Alagoas, onde todas as gestantes vivenciem este momento com a assistência devida”, reforçou Socorro Marques Luz.