Educação propicia um futuro melhor aos reeducandos do Presídio do Agreste

Transformar vidas através do acesso ao conhecimento. Essa missão tem sido levada a sério pelos servidores penitenciários que trabalham no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, a 151 quilômetros da capital alagoana. Atualmente, 240 internos estão regularmente matriculados e assistem aulas do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental, entre segunda e sexta-feira, naquela unidade. Os alunos têm direito a remissão em um dia na pena a cada três dias estudando.
Uma equipe de oito professores ministra as aulas em doze salas, cada uma com vinte alunos, em dois turnos. O instrutor do primeiro segmento Maxsuel dos Santos, que conduz aulas do módulo B, lembra que os assuntos abordados no presídio não diferem das temáticas abordadas lá fora.
“O que muda é apenas a metodologia de ensino, mas as disciplinas ofertadas são as mesmas. A ideia é inserir o apenado na sociedade a partir da educação", confirmou o instrutor.
O chefe do Presídio do Agreste, Rodrigo Lima e Silva, lembra que todas as disciplinas básicas são ofertadas.
“Em 2014, firmamos uma parceria com a Prefeitura de Girau do Ponciano para ceder o material didático. Além disso, nossos internos recebem acompanhamento pedagógico da Escola Municipal de Educação Básica Luciano Alves da Silva. Iniciamos o ano letivo em março e iremos seguir o cronograma para concluí-lo em dezembro deste ano”, afirmou o gestor.
Inaugurado em novembro de 2013, o Presídio do Agreste é administrado por um modelo de co-gestão entre a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Reviver Administração Prisional Privada Ltda.
Atualmente, a unidade conta com 769 reeducandos. Além das aulas, são ofertadas oportunidades de trabalho em várias oficinas, como: serigrafia, costura, cozinha, lavanderia e padaria.
Últimas notícias

Homem é preso com drogas ao tentar fugir da polícia em Arapiraca

Prefeito Fernando Cavalcante prepara inaugurações em Matriz de Camaragibe

Funcionários são presos por esquema de desvio de mercadorias industriais avaliadas em cerca de R$ 1 milhão

Arapiraca investe em novo corredor viário para conectar Vila São José e Vila Aparecida

Prefeito Luciano define novos projetos viários e de mobilidade urbana em Arapiraca

Prefeita de Palmeira dos Índios segue internada, mas com quadro de saúde estável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
