Ubam quer o fim da Aneel e Anatel, com a quebra de sigilo bancário
O presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, defendeu hoje a extinção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as quais, segundo ele, “não servem pra nada a não ser beneficiar as grandes empresas e prejudicar os consumidores.”
Leonardo criticou o governo federal pela falta de fiscalização nessas agencias reguladoras, cujos dirigentes têm aprovado todos os aumentos de tarifas de energia elétrica, enriquecendo as multinacionais e empobrecendo o povo brasileiro, além de mexer severamente no orçamento das prefeituras municipais.
A queixa maior da Ubam agora se deu pela nova investida das operadoras de internet que conseguiram na Anatel a façanha de mudar toda a política de planos de banda larga para impor limites de uso de dados apartir do próximo ano, o que vai gerar um lucro a mais de pelo menos 50% a essas empresas, que já faturam milhões todo mês.
“O papel das agencias reguladoras é vergonhoso, que demonstra falta de compromisso e seriedade desse país que não respeita os consumidores. É visível a tentativa da Anatel de determinar lucros abusivos à essas grandes companhias de telecomunicações”.
“É preciso que o Ministério Público Federal investigue os dirigentes e todo o corpo técnico, com a quebra de sigilo bancário, já que o Brasil tem se tornado um palco de corrupção que apodrece as estruturas institucionais.
A partir de 2017, as maiores empresas planejam regular os pacotes por limite de dados, mesmo modelo de franquia usada com a internet móvel. Para a Ubam a mudança é ilegal quando tem a possibilidade de corte da internet quando a franquia acaba, medida prevista em alguns planos, conforme a entidade.
O presidente da Ubam informou que a medida apoiada pela Anatel fere frontalmente a Lei 12.965/14 (Marco Civil da Internet). Ele salientou que o orçamento dos municípios vai sofrer ainda mais, pois as prefeituras terão que arcar com uma conta muito mais cara, sem receber dessas companhias nenhum centavo pelo uso do solo e nem pelo uso do espaço aéreo, usado por gigantescas antenas que tomam conta das cidades, causando poluição visual e inúmeros casos de câncer na população.
Últimas notícias
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Soja, terras raras e tarifas: O que acordaram Trump e Xi em reunião
Letalidade da Operação Contenção desrespeita comunidades, dizem ONGs
Câmara de Maceió nomeia mais 12 aprovados em concurso em comemoração ao Mês do Servidor
Lojistas do Agreste apostam no Natal Premiado para aquecer vendas de fim de ano
Prefeito Déo garante instalação de poço em comunidade quilombola de Japaratinga
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
