Em audiência com ministro da saúde, Nonô solicita repasse de verbas para obras no PAM Salgadinho
O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, solicitou ao novo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a prorrogação do prazo para a conclusão das obras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Academias de Saúde que ainda estão para ser concluídas. Essas unidades estão com as obras com 60% e 90% respectivamente prontas.
O pedido foi feito por meio Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) do Ministério da Saúde. Nonô esteve em Brasília na última quinta-feira (16), onde aproveitou para resolver outras pendências nas ações de saúde junto ao Ministério.
O Sismob pediu que os municípios brasileiros solicitassem prorrogação de prazo para início ou conclusão de obra de UBS e Academias de Saúde, com justificativa e documentação. Esse procedimento se faz necessário para que os municípios recebam a contrapartida do governo federal na construção desses equipamentos de saúde.
“Foi um dia muito positivo e proveitoso em Brasília. O gestor da Saúde em Maceió também solicitou junto ao Ministério o repasse financeiro da contrapartida federal para a reforma e ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a construção da oficina ortopédica do Bloco “O” do PAM Salgadinho.
Antes da visita do secretário Thomaz Nonôo e coordenador de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Deraldo Lima de Souza, fizeram visita técnica ao Ministério para explanar a necessidade da realização do “Curso Básico de Regulação do SUS” em Maceió, no período de 15 a 19 de agosto próximo.
Na mesma visita ficou pactuado que nos, dias 23 e 24 de agosto, o mesmo curso poderá ser replicado exclusivamente para os técnicos do Complexo Regulador da Assistência de Maceió (CORA), da Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e da Regulação da SMS/Arapiraca. O treinamento terá a participação de técnicos da Coordenação Geral de Regulação e Avaliação (CGRA) e do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), um sistema online, criado para o gerenciamento de todo complexo regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
Ainda com a Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério, foi solicitado um incremento ao Teto Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) para Terapia Renal Substitutiva que venha a atender a demanda de portadores de Doenças Renais Crônica em Clínicas de hemodiálise.
A diretoria do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério, solicitou a formalização de esclarecimento sobre a realização de cirurgias seqüenciais em oncologia, para atender a demanda de um hospital prestador de serviços do SUS que questionou o valor do repasse dos recursos estabelecido no artigo 31 da Portaria Ministerial nº 140 de 27 de fevereiro de 2014.
Essa portaria redefine os critérios e parâmetros para organização, planejamento, monitoramento, controle e avaliação dos estabelecimentos de saúde habilitados na atenção especializada em oncologia e define as condições estruturais, de funcionamento e de recursos humanos para a habilitação destes estabelecimentos no âmbito do SUS.
“Apesar das dificuldades econômicas por que passa o país, tenho uma perspectiva otimista em relação ao nosso planejamento e a nossas ações. Minha meta é não ter todas essas demandas reivindicadas o quanto antes e as reformas e construções prontas até o final deste ano”, finalizou o secretário Thomaz
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
