Reservatórios que abastecem cidades do Agreste estão secando e situação se agrava
Os reservatórios que abastecem cidades do Agreste de Alagoas como Palmeira dos Índios, que fica a 34 km de Arapiraca, estão secando e a situação se agrava na região.
Especialistas já afirmaram que o ano de 2016 é o mais quente dos últimos tempos. A estiagem tem um dos períodos mais longos no Nordeste e em Alagoas a situação é de emergência.
No próximo dia 10, o presidente da República, Michel Temer (PMDB) tem visita agendada para Alagoas e vai apresentar ações de combate à seca.
A situação é crítica e as fotos mostram os reservatórios de Carangueja, que abastece 70% do município de Palmeira dos Índios, praticamente vazio.
Atualmente, o município é abastecido pelo sistema de rodízio, deixando moradores de alguns bairros com até cinco dias sem água.

Um morador da região enviou um relato sobre a realidade da falta de água, mas não quis se identificar. Ele afirmou que membros de movimentos sociais denunciaram ao Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) a inviabilidade da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) utilizar a água do Rio Caçamba para abastecer as cidades de Palmeira dos Índios, Quebrangulo, Paulo Jacinto e Viçosa.
"O rio possui apenas dois palmos de profundidade, antes eram 10 metros. O Caçamba não tem vazão suficiente para abastecer essas cidades e os movimentos sociais desses municípios já foram atrás do IMA para tentar paralisar a retirada de água do rio", informou o morador.
Casal
De acordo com a empresa, já foi solicitado que os moradores racionem e usem a água de forma consciente.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal para saber quais ações serão tomadas para evitar um colapso no sistema de abastecimento, devido o nível dos reservatórios estarem abaixo do normal.
O órgão afirmou que o abastecimento do município de Palmeira dos Índios é oriundo das barragens Caçamba, responsável por 30% da água, e Carangueja, que abastece 70% do município.
A nota enviada por e-mail destaca que a Casal já mobilizou o Comitê Estadual de Combate à Seca e serão realizadas ações para combater o furto de água nas adutoras e pedido à população para fazer uso racional da água e não desperdicar o líquido.
Com relação a ação da Casal junto ao Comitê, a assessoria de comunicação afirmou que é para garantir apoio para um total de 20 cidades que correm risco de colapso no abastecimento.
Transposição da água
Segundo a nota, uma das alternativas da Casal é fazer a transposição da água da barragem do Bálsamo para a Carangueja com o objetivo de garantir o abastecimento de água em Palmeira dos Índios. Essa medida irá custar, em média, R$ 12 milhões, valor estimado, de acordo com a assessoria.
A nota da Casal ressalta que a transposição deverá percorrer cerca de 5 quilômetros entre a barragem do Bálsamo e uma área que envia água para a Carangueja, que pode entrar em colapso no próximo final de semana.
Segundo a Casal, a empresa já está em contato com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e com as secretarias estaduais e municipais para resolver o problema.
Outros municípios
Em Quebrangulo e Paulo Jacinto, a situação é diferente. Quebrangulo é abastecido, principalmente, pela barragem Caranguejinha. A situação deste município, portanto, não depende da barragem Carangueja. O município de Viçosa, por sua vez, não é abastecido pela Casal, informou a nota.
O documento da empresa que atua em Alagoas termina com a relação das 77 cidades que são atendidas pela Casal dos 102 municípios alagoanos.
Veja a situação das cidades, relacionadas pela Casal, que estão em situação precária no abastecimento.
Iminente colapso: Mar Vermelho e Senador Rui Palmeira;
Na iminência de entrar em colapso: Canapi, Inhapi, Mata Grande, distrito de Piau, em Piranhas, Campo Alegre, Taquarana, Craíbas, Igaci, Coité do Nóia e Arapiraca;
Com dificuldade no abastecimento: Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Ibateguara, Messias, Santa Luzia do Norte, Colônia Leopoldina, Rio Largo, Murici, Novo Lino, Satuba, Maragogi, Porto de Pedras e Matriz do Camaragibe.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
