Governo cria comitê para desburocratizar a administração pública
Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (8) o decreto presidencial que cria o Conselho Nacional para a Desburocratização - Brasil Eficiente, com o objetivo de ajudar o governo federal a simplificar questões administrativas, modernizando a gestão pública e, por consequência, melhorar a prestação de serviços públicos.
O conselho também poderá sugerir ao presidente da República prioridades e metas para a adoção de medidas relativas à desburocratização da administração pública federal e recomendar ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a adoção de prioridades e metas na atualização e na elaboração de futuras versões da Estratégia de Governança Digital (EGD).
O Brasil Eficiente terá como presidente o ministro-chefe da Casa Civil e será integrado pelos ministros da Fazenda, do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Transparência, Fiscalização e Controle (CGU) e pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Serão convidados a participar do conselho um deputado federal e um senador indicados pelos presidentes das duas Casas e um membro do Poder Judiciário indicado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. As reuniões ocorrerão ordinariamente a cada três meses e, extraordinariamente, a qualquer momento, a critério do presidente do conselho.
O decreto prevê ainda que cada ministério terá de manter um comitê permanente de desburocratização “com o objetivo de identificar as ações e os projetos de simplificação administrativa, modernização da gestão pública e melhoria da prestação dos serviços públicos às empresas, aos cidadãos e à sociedade civil”.
Veja também
Últimas notícias
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Motoqueiro morre após colisão com carreta na entrada de Coruripe
Médico é executado a tiros em frente a unidade de saúde na zona rural de Arapiraca
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
