Senado aprova união estável entre homossexuais, na CCJ
A votação foi terminativa e o projeto poderá seguir para análise da Câmara dos Deputados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que altera o Código Civil para reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O que poderá possibilitar, ainda, a conversão da união em casamento.
Caso não haja recurso para votação em plenário, o projeto poderá seguir para análise da Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 612/2011 estabelece que a lei seja alterada para estabelecer como família "a união estável entre duas pessoas", mantendo o restante do texto do artigo.
O Código Civil reconhece como família "a união estável entre homem e mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família".
O projeto foi apresentado no Senado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e o relator do projeto, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) lembrou do parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que o Legislativo tem a responsabilidade de adequar a lei em vigor ao entendimento da Corte, com a finalidade de eliminar dificuldades e garantir segurança jurídica aos casais homoafetivos.
Além da segurança jurídica, o relatório do senador Roberto Requião registra a disseminação da pacificação social com a aprovação do projeto.
Unanimidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em 2011, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar.
Na prática, a decisão dos ministros significou que as regras que valem para homens e mulheres também valem para homossexuais, em relação a relação estável.
Casamento entre homossexuais
Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou resolução que obriga os cartórios brasileiros a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento, em função de divergências de interpretação sobre o tema.
Últimas notícias
Carro colide contra poste de alta tensão e deixa feridos São Miguel dos Milagres
Idosa acamada é morta com tiro no pescoço após invasão à residência em Arapiraca
Motociclista armado tentar fugir da PM, mas sofre queda durante perseguição no Pilar
Polícia cumpre mandado contra homem e apreende 23 DVDs no município de Taquarana
Mulher é assassinada com seis tiros na cabeça em frente a mercadinho no Benedito Bentes
Paciente psiquiátrico ameaça familiares com foice e foge na zona rural de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
