Senado aprova união estável entre homossexuais, na CCJ
A votação foi terminativa e o projeto poderá seguir para análise da Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que altera o Código Civil para reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo. O que poderá possibilitar, ainda, a conversão da união em casamento.
Caso não haja recurso para votação em plenário, o projeto poderá seguir para análise da Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 612/2011 estabelece que a lei seja alterada para estabelecer como família "a união estável entre duas pessoas", mantendo o restante do texto do artigo.
O Código Civil reconhece como família "a união estável entre homem e mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família".
O projeto foi apresentado no Senado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) e o relator do projeto, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) lembrou do parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) e disse que o Legislativo tem a responsabilidade de adequar a lei em vigor ao entendimento da Corte, com a finalidade de eliminar dificuldades e garantir segurança jurídica aos casais homoafetivos.
Além da segurança jurídica, o relatório do senador Roberto Requião registra a disseminação da pacificação social com a aprovação do projeto.
Unanimidade
O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, em 2011, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar.
Na prática, a decisão dos ministros significou que as regras que valem para homens e mulheres também valem para homossexuais, em relação a relação estável.
Casamento entre homossexuais
Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou resolução que obriga os cartórios brasileiros a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento, em função de divergências de interpretação sobre o tema.
Últimas notícias

Hemoal vai ao município de Porto Calvo coletar sangue nesta terça-feira (23)

Tempestade destelha fábrica da Toyota em Porto Feliz e causa transtornos na região

PC apura homicídio de homem enterrado em canavial na zona rural de Penedo

IMA multa e embarga área usada como lixão irregular na Barra de Santo Antônio

Duas mulheres são atropeladas em frente ao Hospital Metropolitano, em Maceió

Detran transforma praças do Sertão em salas de cinema e conscientiza sobre segurança no trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
