Criminosos que participaram de assalto no Paraguai são brasileiros, diz ministro
O ministro do interior do Paraguai diz que os bandidos que participaram de mega-assalto a transportadora de valores na Cidade do Leste eram brasileiros. Lorenzo Lezcano deu a declaração na manhã desta segunda-feira (24) em entrevista à rádio ABC Cardinal.
Um grupo de pelo menos 40 pessoas tomou de assalto a segunda maior cidade do país vizinho nesta madrugada. A ação dos bandidos durou quatro horas e houve pelo menos oito detonações de dinamite dentro da base da transportadora de valores Prosegur.
Segundo jornais paraguaios, a quadrilha levou 40 milhões de dólares dos cofres do estabelecimento. Ainda acordo com a imprensa local, pelo menos 15 veículos foram incendiados, incluindo um caminhão de grande porte na estrada de ligação com o Brasil.
Um policial foi morto e quatro pessoas ficaram feridas durante a ação. Os estrondos foram ouvidos por toda a noite nas ruas na Cidade do Leste. Muita gente registrou os ruídos dos confrontos em vídeos distribuídos nas redes sociais.
O ministro do interior do Paraguai, Lorenzo Lezcano, disse à rádio ABC Cardinal que os bandidos eram brasileiros e utilizaram fuzis e granadas. "São de nacionalidade brasileira e atuaram num grupo de 40 a 50 pessoas, com armas de grosso calibre. Foi uma operação bem planejada", afirmou.
O ministro falou ainda que as autoridades locais já tinham uma pista de que um ataque poderia acontecer, mas não sabiam a data, local ou a intensidade da ação.
A promotora de justiça Denise Duarte, que esteve no local dos fatos, disse à rádio ABC Cardinal que os criminosos falavam português. "Vizinhos do local ouviram que os bandidos falavam português e estavam encapuzados, vestidos como paramilitares", falou.
Além do incêndio de carros, os bandidos utilizaram outra tática comum em assaltos do gênero no Brasil: A colocação na pista de diversos espinhos de metal, os chamados "miguelitos", para furar os pneus de veículos que tentassem se aproximar.
O Ministério da Educação do Paraguai suspendeu as aulas na Cidade do Leste e na vizinha Hernandarias em razão do ataque. O governo federal do país vizinho autorizou o uso das forças armadas em auxílio ao policiamento nesta segunda-feira nas áreas atingidas.
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
