Política

Vereadores mudam regimento interno para manter oposição a prefeito na Mesa Diretora

Por 7 Segundos 03/05/2017 10h10
Vereadores mudam regimento interno para manter oposição a prefeito na Mesa Diretora
Sargento Moisés confirma que Léo Saturnino será o candidato a presidente para o próximo biênio. - Foto: Cortesia / Câmara Municipal

As eleições do ano que vem parece estar movimentando a Câmara Municipal de Arapiraca. Os vereadores decidiram adiantar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020, que seria realizada no ano que vem para evitar o envolvimento de políticos no pleito do Legislativo. Os parlamentares estariam articulando também a manutenção da oposição ao prefeito da cidade, Rogério Teófilo (PSDB), dentro da Câmara. A modificação na lei foi aprovada durante a sessão de ontem (02). O pleito já será nesta quinta-feira (04) às 15h.

A reportagem do 7 Segundos conversou com o vice-presidente da Mesa Diretora, Sargento Moisés, sobre o assunto. O parlamentar justificou a modificação no regimento e informou ainda que a chapa está sendo definida, mas que o vereador Léo Saturnino (PMDB) será o candidato a presidente. “A nossa eleição estava marcada para o ano que vem, mas resolvemos antecipar para que não tenhamos influência de prefeito, nem de deputado estadual, federal ou até do governador, nem do vice, na indicação de possíveis candidatos".

"A influência seria porque cada um tem o seu vereador e no momento quando chega na campanha tudo eles fazem de acordo com os interesses deles. Nesse primeiro biênio a nossa presidente é a vereadora Graça (PDT). Sabemos que se deixarmos para o ano que vem, vai ter deputado querendo interferir, governador, prefeito. Então vamos evitar isso.  Pois eles usam a ligação que tem com os vereadores para tirar proveito político disso. A gente está definindo ainda a chapa e o Léo vai entrar como presidente. A eleição será amanha já”, explicou. 

A candidatura de Léo Saturnino (PMDB) demonstra que a oposição a Teófilo continuará forte, pois o candidato é um grande aliado do vice-governador, Luciano Barbosa (PMDB).

Questionado se a modificação no regimento estaria amparada pela lei, o vereador disse que a Câmara pode fazer alterações sem causar problemas judiciais. “Está corretíssimo. Fizemos a mudança no nosso regimento interno, alterações necessárias e daí podemos antecipar ou prorrogar um pouco a eleição, no entanto que seja realizada antes do biênio”, ressaltou Moisés.

De acordo com o projeto de resolução apresentado pelo vereador Léo Saturnino, a alteração se deu com o acréscimo do paragrafo terceiro ao artigo 15 – da eleição da Mesa, do regimento interno da Câmara que traz a antecipação do pleito do segundo biênio 2019/2020. O novo texto foi aprovado por 16 dos 17 vereadores que formam a Casa Legislativa. A única ausência foi do vereador Fábio Rogério (PR).

Dessa forma, o parlamento de Arapiraca estará realizando a segunda eleição em pouco mais de quatro meses, após a escolha da Mesa Diretora, que tem à frente a Professora Graça (PDT) para um mandato de dois anos.

Informações dos bastidores da Câmara dão a entender que a eleição antecipada seria uma retaliação dos vereadores ao prefeito do município, Rogério Teófilo (PSDB), que estaria se negando a negociar com os parlamentares. A negociação seria indicações de cargos para o governo tucano por parte dos vereadores.