Arapiraca recebe caravana de prerrogativas para discutir problemas na advocacia
Arapiraca recebe nesta terça-feira (16) a Caravana Nacional de Prerrogativas para uma audiência pública na sede da OAB – Subseção de Arapiraca, no bairro Baixão. O evento, que começa às 19h, terá a presença da comitiva de Brasília, do Conselho Federal e do presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil.
O objetivo do evento, de acordo com o presidente da Subseção Arapiraca, Hector Martins, é discutir as principais dificuldades dos advogados de Alagoas, principalmente aqueles que trabalham no interior do estado, para levar os problemas a conhecimento em âmbito nacional e discutir soluções.
“Na verdade a gente precisa ter essa aproximação da instituição com todos os advogados para que possa saber as maiores dificuldades da classe. Porque a prerrogativa é uma garantia de trabalho e proteção para o advogado, que sem essa proteção, ele não pode exercer a sua atividade plenamente”, afirma o presidente.
É a primeira vez que o estado recebe a comitiva no Sertão e Agreste. Para a audiência pública, estima-se que cerca de 100 advogados compareçam à subseção. Segundo Hector Martins, os advogados do interior são os que enfrentam maiores problemas no exercício de suas atividades.
“O advogado que trabalha no interior é o que passa por maiores dificuldades, e a partir do momento que a OAB visita o seu interior, consegue ter um efeito muito positivo. Porque o judiciário e todas as instituições que compõem a justiça passam a enxergar de outra maneira”, diz Hector Martins. Um dos problemas citados por ele é a morosidade na justiça. “Todo cidadão hoje precisa de uma justiça célere, e não é o que encontramos hoje. O advogado acaba sentindo uma dificuldade muito grande por causa dessas atrofias que existem dentro da própria justiça”, complementa.
Central de Polícia
Com problemas estruturais diversos, a Central de Polícia também será alvo de discussão durante a audiência pública. No improviso, o local apresenta superlotação na cela que compõe aproximadamente 20 presos, onde, segundo Martins, não comportaria quatro detentos.
“A gente vem enfrentando grande dificuldade para fazer com que o estado perceba a importância de melhorar a funcionalidade da Central de Polícia. É uma problemática tanto para o funcionário quanto para o preso. O sacrifício do criminoso tem que está dentro da própria Lei, e qualquer punição que ultrapasse os limites da lei também é ilegal”, finaliza.
A Caravana Nacional das Prerrogativas iniciou nesta terça-feira (16) sua passagem por Alagoas. São José da Tapera, Santana do Ipanema, Mata Grande, Delmiro Gouveia e Arapiraca estão na agenda no primeiro dia, com a quarta-feira dedicada a Maceió.
A primeira subseção visitada foi São José da Tapera, comarca no interior do Estado que congrega 60 mil habitantes, mas que está há 9 anos sem juiz. Lá, a Caravana esteve no Fórum Rui Barbosa, onde constatou que há aproximadamente três mil processos pendentes.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
