Vídeo: Servidores e pais de alunos realizam “panelaço” no Centro Administrativo de Arapiraca
Servidores da Educação de Arapiraca e pais de alunos realizaram na manhã desta segunda-feira (19) “um panelaço” na sede do Centro Administrativo do município. O protesto teve como finalidade repudiar a proposta de reajuste para a categoria apresentada pelo prefeito da cidade, Rogério Teófilo (PSDB).
Para a reportagem do 7 Segundos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) em Arapiraca, André Luis da Silva, disse que no local houve uma reunião com a secretária da pasta, Mônica Leônia Pessoa, que informou que a proposta de aumento de 2,33% para setembro permanece. O que acabou deixando os professores e pais revoltados. “Ela nos atendeu, mas não muda nada, a proposta continua a mesma e isso não interessa para a categoria”.
No início do mês, o sindicalista já havia conversado com a reportagem do 7 Segundos e informou que Teófilo havia confirmado que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem condições de dar o aumento, mas esbarra na Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF).
Os servidores aceitam apenas o reajuste em 7,64%. A categoria deve permanecer em greve por tempo indeterminado. A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Arapiraca, que ficou de enviar uma resposta.
A prefeitura de Arapiraca, por meio de nota, afirmou que está medindo esforços para resolver o problema e que se reuniu com pais de alunos e integrantes do Sinteal para explicar sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, um dos fatores, que segundo a prefeitura, impedem de conceder um reajuste superior a 2,33%.
Confira nota na íntegra:
A Prefeitura de Arapiraca continua de portas abertas ao diálogo com os trabalhadores da Educação do município. Todos os esforços estão sendo feitos para a normalização das aulas em todas as escolas e creches, a exemplo de algumas unidades que não aderiram ao movimento. Hoje mesmo, durante a manifestação ocorrida no Centro Administrativo, a secretária de Educação, Mônica Pessoa, e parte de sua equipe técnica se reuniram com um comitê formado por pais de alunos e integrantes do Sinteal. O objetivo foi esclarecer mais uma vez a situação de Arapiraca em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, dentre outros impeditivos de dar um reajuste maior que os 2,33% propostos para o próximo quadrimestre do ano. O diálogo entre as partes é a única forma de solucionar o impasse para o bem dos alunos de Arapiraca.
Vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
