Arapiraca

Deputado solicita ao Tribunal de Contas apuração sobre a deficiência do Samu em Arapiraca

Por 7 Segundos - Arapiraca, com Assessoria 22/06/2017 16h04
Deputado solicita ao Tribunal de Contas apuração sobre a deficiência do Samu em Arapiraca
Arapiraca vem sofrendo com a falta de viaturas do Samu para atender ocorrências. - Foto: Reprodução/ Internet

O deputado estadual, Rodrigo Cunha, enviou um requerimento ao Ministério Público de Contas e a ouvidoria do Tribunal de Contas solicitando a abertura de um procedimento investigatório para averiguar a situação do Atendimento do Serviço Móvel, Samu, em Arapiraca. O requerimento foi enviado nesta quinta-feira (22). 

A ação foi realizada depois de se constatar que a maior cidade do Agreste alagoano não tinha nenhuma ambulância funcionando no início deste mês, sendo que havia, pelo menos seis disponíveis, sem funcionamento. 

"Não podemos apenas apontar falhas, é preciso buscar soluções. O Samu já foi referência em nosso Estado, e não pode recuar no bom atendimento aos cidadãos. Então, diante do conhecimento de uma série de irregularidades envolvendo a base do Serviço em Arapiraca, fui aos órgãos de controle solicitar que investiguem o que anda acontecendo", disse o parlamentar. 

Rodrigo Cunha reforçou ainda a importância do serviço para a população, tendo em vista que Arapiraca atende outros municípios da região com o serviço de ambulância móvel. De acordo com o Plano Diretor de Regionalização, em Alagoas há duas Macrorregiões de Saúde: Maceió e Arapiraca, que abrange as duas Centrais Regionais do SAMU 192. 

"Pude avaliar, com base nos dados fornecidos pelo próprio SAMU, que são diversas as constatações de irregularidades no serviço, portanto, é preciso cobrar dos responsáveis. A investigação dos motivos de se parar um serviço tão importante para a população é imprescindível para os cumprimentos dos ditames legais e, principalmente, a qualidade do serviço ao cidadão alagoano", destacou Cunha.