Vazão do Rio São Francisco está reduzida para pior média do Nordeste
Recorde: esta é a pior vazão desde o início do funcionamento da Usina Sobradinho
O Rio São Francisco alcança nesta terça-feira (18) um recorde negativo em sua vazão para a região Nordeste. Os 610 metros cúbicos por segundo (m³/s) liberados a partir do reservatório de Sobradinho foram reduzidos para média diária de 550 m³/s, de acordo com ato da Agência Nacional de Águas (ANA) publicado no Diário Oficial da União.
A medida tomada em articulação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) provoca a pior vazão desde o início do funcionamento da hidrelétrica situada na Bahia. Inaugurada em 1979, a usina tem o maior lago artificial do mundo, com cerca de 320 km de extensão e capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água, volume que atualmente está em pouco mais de 10% do que pode suportar, segundo dados da Chesf.
Além de gerar energia elétrica, Sobradinho também é fundamental para a regulação dos recursos hídricos da região. Para justificar a mais recente queda de vazão, a resolução da ANA lista três pontos: agravamento das condições hidrológicas e de armazenamento da bacia do rio São Francisco, produção de energia para o Sistema Nordeste e o resultado de simulações da evolução de armazenamento do reservatório de Sobradinho
O mesmo ato oficial determina a liberação de água a partir de Sobradinho em 550 m³/s até 30 de novembro deste ano, autorizando ainda vazão instantânea (a cada medição) de 523 m³/s. O impacto da redução vai piorar a captação de água para abastecimento humano e outros usos, problema que já uma realidade em Alagoas, seja nas imediações da foz do Velho Chico – onde a salinização da água é crescente – ou nos cânions de Xingó, onde o desequilíbrio ambiental já causou o surgimento de ‘manchas’ de bactérias, causa da interrupção do serviço que vai ficar pior a partir de agora.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
