Alagoas

[Vídeo] Trabalho integrado das Polícias Civil e Militar reduz homicídios no Agreste

Diminuição da violência é comemorada pelo governador Renan Filho

Por 7 Segundos com Divulgação 01/08/2017 14h02
[Vídeo] Trabalho integrado das Polícias Civil e Militar reduz homicídios no Agreste
Polícia Civil realiza operação na Feira da Troca, em Arapiraca - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

O trabalho ostensivo da Polícia Militar e a investigação das ocorrências pela Polícia Civil gerou a redução de 20,79% de homicídios em Arapiraca. O avanço no combate à criminalidade compara dados do primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2016, conforme dados apresentados nesta terça-feira (01) durante entrevista coletiva na capital do Agreste alagoano.

De acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram registrados 80 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) de janeiro a julho deste ano. No mesmo período do ano passado foram 101 homicídios, uma redução de quase 21%.

Outra modalidade de crime reduzida em Arapiraca foram os assaltos a transporte coletivo. De 13 roubos registrados de janeiro a junho de 2016, o número caiu para 6 no primeiro semestre de 2017, o que representa uma queda de 53,85%.

Também houve redução no número de assaltos a transeuntes. A modalidade que amedronta a população teve uma expressiva redução neste primeiro semestre em Arapiraca. Segundo a SSP/AL, de janeiro a julho deste ano foram registrados 823 roubos a pedestres. Já no mesmo período do ano passado ocorreram 1.098, o que aponta para uma redução de 14,63%.

Também reduziu o número de roubo de motocicletas na capital do Agreste alagoano. De 490 ocorrências registradas nos seis primeiros meses de 2016, o número caiu para 324, uma diminuição de 33,88%. Com relação ao número de assaltos a residência, houve queda de 20% dos casos registrados até agora em Arapiraca. Em 2016 foram 15 invasões informadas à polícia, sendo que de janeiro a julho deste ano caiu para 12.

As operações, abordagens e patrulhamento realizados em Arapiraca fizeram subir o número de armas de fogo apreendidas. Até julho foram tiradas de circulação 143 armas de fogo, número 16,26% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando houve a apreensão de 123 armas.

Os resultados positivos foram comemorados pelo governador Renan Filho. Em áudio que circula nas redes sociais, ele enaltece a “grande conquista” na mensagem passada ao vice-governador Luciano Barbosa.

“Com as novas viaturas rodando, a gente mais do que dobrou o efetivo da Polícia Militar, contratamos os policiais nos dias de folga e nos próximos dias vamos lançar o Instituto de Criminalística em Arapiraca”, afirma Renan Filho, afastando assim a hipótese de instalação da sede da Perícia Oficial em Palmeira dos Índios, mudança pretendida pela prefeitura do segundo maior município do Agreste alagoano.

No mesmo áudio, o governador de Alagoas destaca outros investimentos feitos em Arapiraca na área de segurança pública, como a Delegacia de Homicídios, a efetivação de grupamento de policiais militares que fazem rondas com motocicletas, um helicóptero à disposição da cidade e região e ainda o deslocamento de 300 dos 800 policiais chamados da reserva técnica para atuar no 3º Batalhão da Polícia Militar, unidade cujo quartel situado em Arapiraca também é responsável por atender mais 14 municípios agrestinos.