Sesau leva serviços de saúde para pescadores de Penedo
Identificação de doenças e ações de prevenção realizadas
A população ribeirinha da Colônia de Pescadores Z-12, localizada no município de Penedo, região do Baixo São Francisoc alagoano, recebeu diversos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) durante esta semana.
Segundo a Sesau, o propósito da ação foi realizar o rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantindo, assim, o direito dos trabalhadores ao acesso do tratamento e monitoramento destas enfermidades.
Durante a ação, as equipes da Sesau, em parceria com a Secretaria de Saúde de Penedo, identificaram usuários infectados com o vírus HIV, hepatite B e C, além da sífilis.
Paralelamente, foram desenvolvidas atividades de orientação e de prevenção da saúde bucal, como dicas para uma boa higienização, aplicação de flúor e busca ativa do câncer de boca, com a finalidade de evitar as doenças inflamatórias que atacam a gengiva.
De acordo com Robert Lincoln, assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, o objetivo da ação foi de identificar, o mais breve possível, pessoas portadoras das ISTs.
O assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau ressaltou ainda que a ação também visa conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar. Também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes, com a intenção de mostrar que a prevenção é o melhor remédio contra as ISTs.
José Guevazio de Mota, de 59 anos, que trabalha no Rio São Francisco há 30 anos, foi até o local para fazer testes rápidos. O pescador reconheceu que existem riscos na vida sexual sem prevenção.
“Na verdade eu sabia que tinha perigos, mas não entendia muito bem. Agora sei que, apesar de casado, tenho que usar preservativo”, afirmou.
Já o pescador Luiz Carlos dos Santos, de 44 anos, tirou uma pausa do trabalho e aproveitou para cuidar da saúde. “Achei muito bom porque isso nunca tinha acontecido aqui no município. É a primeira vez que temos algo desse tipo na cidade. Nunca gostei de ir ao médio pelo medo de descobrir alguma doença, mas passei a frequentar, após descobrir que sou diabético. Graças a Deus, através dos testes que foram realizados, estou com minha saúde em dia”, disse.
Hipertensão e Diabetes
Também durante a ação, as equipes realizaram teste de glicemia e aferição da pressão arterial, com orientações, visando à reversão dos indicadores. Os pescadores também foram orientados sobre a importância do alongamento antes de iniciar a jornada diária de trabalho, a fim de ajudar nos movimentos do dia a dia.
Vacinas
Ainda foram disponibilizadas as vacinas contra o tétano e difteria e os pescadores puderam ser orientados sobre as doenças relacionadas ao tabaco, ao câncer de pele e a importância da purificação da água para consumo humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias. Na ocasião, foram distribuídos aos pescadores hipoclorito de sódio, protetores solares e repelentes contra insetos.
Veja também
Últimas notícias
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
