Sesau leva serviços de saúde para pescadores de Penedo
Identificação de doenças e ações de prevenção realizadas
A população ribeirinha da Colônia de Pescadores Z-12, localizada no município de Penedo, região do Baixo São Francisoc alagoano, recebeu diversos serviços desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) durante esta semana.
Segundo a Sesau, o propósito da ação foi realizar o rastreamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), garantindo, assim, o direito dos trabalhadores ao acesso do tratamento e monitoramento destas enfermidades.
Durante a ação, as equipes da Sesau, em parceria com a Secretaria de Saúde de Penedo, identificaram usuários infectados com o vírus HIV, hepatite B e C, além da sífilis.
Paralelamente, foram desenvolvidas atividades de orientação e de prevenção da saúde bucal, como dicas para uma boa higienização, aplicação de flúor e busca ativa do câncer de boca, com a finalidade de evitar as doenças inflamatórias que atacam a gengiva.
De acordo com Robert Lincoln, assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, o objetivo da ação foi de identificar, o mais breve possível, pessoas portadoras das ISTs.
O assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau ressaltou ainda que a ação também visa conscientizar o sexo masculino da importância de se cuidar. Também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de lubrificantes, com a intenção de mostrar que a prevenção é o melhor remédio contra as ISTs.
José Guevazio de Mota, de 59 anos, que trabalha no Rio São Francisco há 30 anos, foi até o local para fazer testes rápidos. O pescador reconheceu que existem riscos na vida sexual sem prevenção.
“Na verdade eu sabia que tinha perigos, mas não entendia muito bem. Agora sei que, apesar de casado, tenho que usar preservativo”, afirmou.
Já o pescador Luiz Carlos dos Santos, de 44 anos, tirou uma pausa do trabalho e aproveitou para cuidar da saúde. “Achei muito bom porque isso nunca tinha acontecido aqui no município. É a primeira vez que temos algo desse tipo na cidade. Nunca gostei de ir ao médio pelo medo de descobrir alguma doença, mas passei a frequentar, após descobrir que sou diabético. Graças a Deus, através dos testes que foram realizados, estou com minha saúde em dia”, disse.
Hipertensão e Diabetes
Também durante a ação, as equipes realizaram teste de glicemia e aferição da pressão arterial, com orientações, visando à reversão dos indicadores. Os pescadores também foram orientados sobre a importância do alongamento antes de iniciar a jornada diária de trabalho, a fim de ajudar nos movimentos do dia a dia.
Vacinas
Ainda foram disponibilizadas as vacinas contra o tétano e difteria e os pescadores puderam ser orientados sobre as doenças relacionadas ao tabaco, ao câncer de pele e a importância da purificação da água para consumo humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias. Na ocasião, foram distribuídos aos pescadores hipoclorito de sódio, protetores solares e repelentes contra insetos.
Veja também
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
