Emater capacita técnicos do Projeto Dom Hélder para o Sertão e Bacia Leiteira
Estão sendo discutidas estratégias para ações de inclusão produtiva para a agricultura familiar em Alagoas

Até a próxima sexta-feira (29), um grupo de técnicos da Emater participa, no auditório do Clube dos Dirigentes ojistas (CDL), em Arapiraca, de uma capacitação para a implantação em Alagoas do plano de trabalho do Projeto Dom Hélder Câmara, nos municípios do Alto e Médio Sertão e da Bacia Leiteira.
A proposta é promover a inclusão produtiva e social das famílias de pequenos agricultores familiares, contribuindo assim para o enfrentamento das condições de pobreza no Semiárido alagoano e na melhoria da qualidade de vida dessas famílias.
Como informa o diretor-presidente da Emater, Elizeu Rego, o público beneficiário da ação de assistência técnica e extensão rural, dentro do projeto Dom Hélder Câmara, será de 1.974 famílias no Alto e Médio Sertão, e ainda da Bacia Leiteira.
“Com essas ações, as famílias inseridas no projeto possam alcançar melhores condições de vida, fortalecendo ainda a agricultura familiar em Alagoas”, reconhece Elizeu Rego, presidente da Emater.
Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, trata-se de um projeto de grande alcance social para as famílias dos pequenos produtores rurais de Alagoas, oferecendo apoio, incentivo e assistência técnica.
"É mais uma demonstração do governo Renan Filho em priorizar o setor agrícola, visando incrementar a produtividade em Alagoas", afirma o gestor da Seagri.
Entre os municípios que serão contemplados dentro do projeto, estão Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Piranhas, Carneiros, Maravilha, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
Dentro do território da Bacia Leiteira, constam os municípios de Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar.
Ao longo dos três anos do projeto Dom Hélder Câmara em Alagoas, serão desenvolvidas ações técnicas de mobilização social, aplicação de diagnóstico, plano de trabalho com as famílias, projetos de apoio produtivo, cursos em mercados institucionais, entre outros.
Rita de Cássia Lima, superintendente de operações técnicas da Emater, destaca que o projeto vai possibilitar às famílias uma assistência técnica contínua, sobretudo com inserção competitiva e de mercados, e a garantia de segurança alimentar.
Veja também
Últimas notícias

Coronel descreve “cenário complexo” em acidente que deixou 17 mortos na BR-423 em Pernambuco

Ônibus bate em barranco e capota no Agreste pernambucano; 17 morreram

Explosões em fiação de poste assustam moradores no Centro de Maragogi

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
