Litoral

Eletrobras leva dicas de segurança e eficiência para Coruripe

Por Assessoria 05/10/2017 07h07
Eletrobras leva dicas de segurança e eficiência para Coruripe
ilustração/ Eletrobras - Foto: Google

A população de Coruripe recebeu, nessa quarta-feira (4), dois eventos organizados pela Eletrobras Distribuição Alagoas, em parceria com a prefeitura do município, sobre uso seguro e eficiente de energia elétrica. A Blitz de Segurança, que realizou simulações com fio partido e deu orientações à população, e o caminhão escola do projeto Luz do Saber, com dicas de consumo consciente. 

A blitz aconteceu na praça Castro Azevedo, onde técnicos da Distribuidora fizeram simulações de situações com fio partido na rua e de acidentes envolvendo automóveis, promovendo a participação da população nas orientações de segurança. Cartilhas sobre eficiência energética, uso seguro de energia e direitos e deveres dos clientes da Eletrobras foram distribuídas para os presentes.

“O evento foi ótimo, ele passou para a população conhecimentos fundamentais ao se deparar com estes riscos graves,”, afirmou Ascânio Silva, morador de Coruripe que tirou dúvidas durante o evento. “Quem assistiu às orientações, sem dúvida está mais seguro sobre como proceder”, acrescentou.

“É importante saber que quando um fio cai sobre um veículo, a Eletrobras deve ser imediatamente acionada por meio do serviço de atendimento de emergência, no telefone 0800 082 0196”, comentou Jorge Rocha, técnico de segurança da Distribuidora.

“Se a pessoa estiver consciente após a colisão e o veículo estiver em funcionamento, o condutor deve procurar tirá-lo do contato com o cabo partido. Se o veículo não estiver funcionando, ela deve procurar sair saltando com os dois pés, conforme as instruções apresentadas durante a ação. Ninguém deve tocar o veículo de fora devido ao risco de sofrer uma descarga elétrica”, finaliza. 

No caminhão escola do Luz do Saber as lições foram sobre integridade e sustentabilidade. Um conjunto de maquetes interativas e vídeos didáticos promoveram reflexões sobre meio ambiente, geração de energia e economia na conta de luz. 

Gabriel Lessa e Sofia Ribeiro, alunos da escola municipal Cláudio Amorim, ambos de 11 anos, contam a importância da aula do Luz do Saber para eles: “Hoje nós entendemos como a energia é importante nas nossas vidas e os cuidados que devemos ter na hora de usá-la e também para economizar”, declarou Sofia. “Semana passada minha mãe me contou que a Eletrobras fez um desligamento programado para fazer poda de árvores que estavam próximas à rede elétrica e hoje eu consegui entender como isto é feito”, completou Gabriel. 

A nova etapa do projeto Luz do Saber foi lançada em agosto deste ano. Até 2019, o caminhão escola deve alcançar 27 mil crianças em mais de 20 municípios de Alagoas. Nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, a estação estará nas escolas Pedro Tenório Raposo e Juvenal Lopes no município de Murici.