Fiscais da Adeal são capacitados no combate à peste suína clássica
Treinamento acontece na unidade da Ufal, em Viçosa

Fiscais estaduais agropecuários da Adeal participam do curso de emergência com ênfase em sanidade suína. A capacitação, que prossegue até sexta-feira (20), é realizada no polo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município de Viçosa, na Fazenda São Luiz.
O treinamento, que é realizado por meio da parceria firmada entre o órgão de defesa alagoano; Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL) e Ufal, conta com palestras, debates e atividades de campo.
A palestra de abertura foi realizada pelo representante da Divisão de Sanidade dos Suídeos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Takeda, que traçou um panorama do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS).
Também foram apresentadas as estatísticas do Governo Federal para a erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) com base na lei 13.249 de 13/01/16.
“Este treinamento é mais uma etapa do plano de ação que estamos executando para a realização da sorologia para que Alagoas possa conquistar o status de zona livre da peste suína clássica”, afirmou o diretor técnico da Adeal, Ironaldo Monteiro.
O encontro contou também com a participação do presidente da Adeal, Rui Alves, e do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.
“O propósito deste encontro é atualizar as ações contra a PSC, apresentando, também, um panorama do PNSS e da sanidade dos suídeos no Brasil e em Alagoas. Após este curso, o nosso foco será o cadastramento dos suídeos para que possamos ter uma base de dados com informações de quantos animais existem, onde estão e quais são as condições sanitárias”, informou Correia.
Durante a semana, também serão realizadas palestras sobre enfermidades diferenciadas da PSC e estratégias para a implementação e manutenção da vigilância para doenças hemorrágicas dos suínos no Estado de Alagoas, além da ampliação da zona livre da peste suína clássica e o sistema de vigilância para doenças hemorrágicas de suínos no Brasil.
A capacitação contará com atividades de campo em cinco propriedades rurais do município. Estão previstos simulados de atendimentos às notificações de suspeitas de síndromes hemorrágicas e aplicação de plano de contingência para PSC, entre outras ações práticas.
Veja também
Últimas notícias

Cabo Bebeto e Alfredo Gaspar participam de caminhada em Brasília a favor da anistia

Vandalismo e furtos deixam Avenida Assis Chateaubriand sem iluminação pública

Vereadora critica alterações nas linhas de ônibus do Forene e defende escuta popular

Virginia compartilha música após suposto fim de relacionamento com Vini Jr.

Ônibus desgovernado colide em carros e causa incêndio em Porto Alegre-RS

Falcão será homenageado em Maceió e entrará para o Hall da Fama do Rei Pelé
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
