Fiscais da Adeal são capacitados no combate à peste suína clássica
Treinamento acontece na unidade da Ufal, em Viçosa
Fiscais estaduais agropecuários da Adeal participam do curso de emergência com ênfase em sanidade suína. A capacitação, que prossegue até sexta-feira (20), é realizada no polo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município de Viçosa, na Fazenda São Luiz.
O treinamento, que é realizado por meio da parceria firmada entre o órgão de defesa alagoano; Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL) e Ufal, conta com palestras, debates e atividades de campo.
A palestra de abertura foi realizada pelo representante da Divisão de Sanidade dos Suídeos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Takeda, que traçou um panorama do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS).
Também foram apresentadas as estatísticas do Governo Federal para a erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) com base na lei 13.249 de 13/01/16.
“Este treinamento é mais uma etapa do plano de ação que estamos executando para a realização da sorologia para que Alagoas possa conquistar o status de zona livre da peste suína clássica”, afirmou o diretor técnico da Adeal, Ironaldo Monteiro.
O encontro contou também com a participação do presidente da Adeal, Rui Alves, e do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.
“O propósito deste encontro é atualizar as ações contra a PSC, apresentando, também, um panorama do PNSS e da sanidade dos suídeos no Brasil e em Alagoas. Após este curso, o nosso foco será o cadastramento dos suídeos para que possamos ter uma base de dados com informações de quantos animais existem, onde estão e quais são as condições sanitárias”, informou Correia.
Durante a semana, também serão realizadas palestras sobre enfermidades diferenciadas da PSC e estratégias para a implementação e manutenção da vigilância para doenças hemorrágicas dos suínos no Estado de Alagoas, além da ampliação da zona livre da peste suína clássica e o sistema de vigilância para doenças hemorrágicas de suínos no Brasil.
A capacitação contará com atividades de campo em cinco propriedades rurais do município. Estão previstos simulados de atendimentos às notificações de suspeitas de síndromes hemorrágicas e aplicação de plano de contingência para PSC, entre outras ações práticas.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
