Fiscais da Adeal são capacitados no combate à peste suína clássica
Treinamento acontece na unidade da Ufal, em Viçosa
Fiscais estaduais agropecuários da Adeal participam do curso de emergência com ênfase em sanidade suína. A capacitação, que prossegue até sexta-feira (20), é realizada no polo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município de Viçosa, na Fazenda São Luiz.
O treinamento, que é realizado por meio da parceria firmada entre o órgão de defesa alagoano; Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL) e Ufal, conta com palestras, debates e atividades de campo.
A palestra de abertura foi realizada pelo representante da Divisão de Sanidade dos Suídeos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Takeda, que traçou um panorama do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS).
Também foram apresentadas as estatísticas do Governo Federal para a erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) com base na lei 13.249 de 13/01/16.
“Este treinamento é mais uma etapa do plano de ação que estamos executando para a realização da sorologia para que Alagoas possa conquistar o status de zona livre da peste suína clássica”, afirmou o diretor técnico da Adeal, Ironaldo Monteiro.
O encontro contou também com a participação do presidente da Adeal, Rui Alves, e do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.
“O propósito deste encontro é atualizar as ações contra a PSC, apresentando, também, um panorama do PNSS e da sanidade dos suídeos no Brasil e em Alagoas. Após este curso, o nosso foco será o cadastramento dos suídeos para que possamos ter uma base de dados com informações de quantos animais existem, onde estão e quais são as condições sanitárias”, informou Correia.
Durante a semana, também serão realizadas palestras sobre enfermidades diferenciadas da PSC e estratégias para a implementação e manutenção da vigilância para doenças hemorrágicas dos suínos no Estado de Alagoas, além da ampliação da zona livre da peste suína clássica e o sistema de vigilância para doenças hemorrágicas de suínos no Brasil.
A capacitação contará com atividades de campo em cinco propriedades rurais do município. Estão previstos simulados de atendimentos às notificações de suspeitas de síndromes hemorrágicas e aplicação de plano de contingência para PSC, entre outras ações práticas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
