No mês do Júri, justiça realizará 133 julgamentos por homicídio
Nesta sexta-feira (27), o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/AL), Otávio Leão Praxedes, conduziu uma reunião de força-tarefa, para acertar os últimos detalhes que agilizarão a resolução de processos antigos, referentes a crimes contra a vida em todo o estado, a fim de cumprir as metas da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp). “É um projeto muito importante, a sociedade quer o resultado dos julgamentos e esse projeto também vai demonstrar que o judiciário está presente, trabalhando”, ressaltou Otávio Praxedes.
Com a parceria de instituições do Sistema de Justiça e de Segurança pública, o Poder Judiciário de Alagoas realizará 133 júris populares durante o mês de novembro. Os julgamentos compõem o Mês Nacional do Júri, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Sérgio Jucá, garantiu que o órgão fará a sua parte da melhor forma possível. “Apesar do nosso quadro reduzido, nenhum júri deixará de ser realizado em razão de ausência de promotor de justiça”.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Paulo Barros da Silva Lima, também está engajado na ação. “Essa é uma gestão de mãos unidas. Vivemos uma fase de dificuldades, mas é nesse caminho que a gente deve se fortalecer”, disse.
As universidades Seune e Cesmac, cederão a estrutura para 45 dos julgamentos, a serem realizados nos dias 13, 21 e 27 de novembro, em um mutirão que ocorrerá dentro da programação do Mês.
Também participaram da reunião, representantes da Justiça Itinerante, da Ordem dos Advogados do Brasil; da Secretaria de Estado de Ressocialização e da Polícia Militar, estes dois últimos, responsáveis por garantir o transporte dos presos aos locais de julgamento.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
