23 mil fungos e bactérias podem estar, nesse momento, no seu celular
Você é daqueles que se preocupam com a saúde? Pois, bem! Essa notícia vai deixar você de cabelo em pé. É que um estudo feito com celulares pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), identificou nos equipamentos a presença de até 23 mil fungos e bactérias que podem provocar doenças como micoses, conjuntivite, intoxicações alimentares, além de infecções respiratórias e urinárias.
"As crianças têm hábito de pegar os celulares dos pais ou de outras pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado", explicou a biomédica e doutora em ciências de alimentos Rosana Siqueira, orientadora da pesquisa realizada. Isso faz com que elas passem a fazer parte de um grupo mais vulnerável.
Entre 74 amostras pesquisadas (incluindo vinte celulares e suas capas de proteção, cinco tabletes, doze teclados e mouses), o micro-organismo predominante foi a bactéria Staphylococcus aureus, presente em 43% dos objetos avaliados. Essa bactéria costuma estar associado às infecções de pele, como furúnculo, além de abcessos e infecções das vias aéreas superiores, entre elas, otites e sinusites. Em alguns casos, pode causar até meningite. Além disso, foram constatadas as presenças de bolores e coliformes fecais nos telefones avaliados.
Mas, atenção! Não são propriamente os aparelhos e acessórios que carregam esse micro-organismo. Mas, sim, as mãos sujas que os manuseiam. Entre as formas de prevenção contra as enfermidades, diz a pesquisa, estão: uso do álcool em gel, limpar os acessórios com álcool isopropílico - que não danifica as partes elétricas - e mantê-los em local seco e arejado. Além, é claro, de higienizar as mãos sempre que for possível.
Veja também
Últimas notícias
Aos 53 anos, sertanejo tira 1ª habilitação e agradece a Renan Filho
Câmera flagra furto de moto na orla da Pajuçara, em Maceió
Dosimetria: Moraes nega pedido de Debora do Batom para reduzir pena
Hantavírus: militares saltam de paraquedas em ilha para deixar remédio
Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para cidades de Alagoas
Deputado bolsonarista manda ofício à CBF pedindo convocação de Neymar para Copa
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
