23 mil fungos e bactérias podem estar, nesse momento, no seu celular
Você é daqueles que se preocupam com a saúde? Pois, bem! Essa notícia vai deixar você de cabelo em pé. É que um estudo feito com celulares pela Devry Metrocamp, em Campinas (SP), identificou nos equipamentos a presença de até 23 mil fungos e bactérias que podem provocar doenças como micoses, conjuntivite, intoxicações alimentares, além de infecções respiratórias e urinárias.
"As crianças têm hábito de pegar os celulares dos pais ou de outras pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado", explicou a biomédica e doutora em ciências de alimentos Rosana Siqueira, orientadora da pesquisa realizada. Isso faz com que elas passem a fazer parte de um grupo mais vulnerável.
Entre 74 amostras pesquisadas (incluindo vinte celulares e suas capas de proteção, cinco tabletes, doze teclados e mouses), o micro-organismo predominante foi a bactéria Staphylococcus aureus, presente em 43% dos objetos avaliados. Essa bactéria costuma estar associado às infecções de pele, como furúnculo, além de abcessos e infecções das vias aéreas superiores, entre elas, otites e sinusites. Em alguns casos, pode causar até meningite. Além disso, foram constatadas as presenças de bolores e coliformes fecais nos telefones avaliados.
Mas, atenção! Não são propriamente os aparelhos e acessórios que carregam esse micro-organismo. Mas, sim, as mãos sujas que os manuseiam. Entre as formas de prevenção contra as enfermidades, diz a pesquisa, estão: uso do álcool em gel, limpar os acessórios com álcool isopropílico - que não danifica as partes elétricas - e mantê-los em local seco e arejado. Além, é claro, de higienizar as mãos sempre que for possível.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
