"Exames de próstata não tiram masculinidade", diz coordenador de Saúde do Homem
Campanha desmitifica ideia que dor é coisa de mulher

No Brasil, a cada três pessoas com idade entre 20 e 59 anos que morrem de câncer, duas são homens. Além disso, a expectativa de vida de pessoas do sexo masculino é sete anos menor do que a média para mulheres. Todos esses resultados não são aleatórios, são consequências culturais registradas como estatísticas.
A campanha Novembro Azul trabalha para desmistificar que dor não é coisa de mulher, mas sinal da maioria das doenças que, quanto mais você absorve, mais o problema é agravado.
Foi esse tabu que impediu de dois tios do Antônio Sérgio Pinheiro, 57 anos, sociólogo e coordenador de Saúde do Homem no município de Arapiraca, detectarem o câncer precocemente. José e João vieram a falecer com pouco mais de 60 anos.
Depois da morte dos parentes, um outro tio começou a sentir os sintomas. Ele fez todos os exames e constatou o mesmo tipo de câncer, felizmente a tempo de sobreviver. Paulo retirou a próstata e hoje está na casa dos 80 anos.
O fim da vida de Paulo poderia ter sido o mesmo que o dos outros tios do Antônio, mas ele deixou a grosseria e falta de sensibilidade de lado e não deixou a doença tomar conta do seu corpo.
Para Antônio Sérgio, o resultado dessa experiência familiar foi ainda melhor. Como manda o figurino, ele faz, desde os seus 45 anos, uma vez por ano, o exame Antígeno Prostático Específico, o PSA, que inclusive é oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do município.
“Uma amostra de sangue é colhida e enviada ao laboratório para análise. Simples e rápido”, explicou o coordenador de Saúde do Homem.
Questionado se tem medo de ter a doença, por conta do histórico familiar, Antônio disse que não. E ele explicou o porquê.
“Claro que a doença se torna mais comum quando alguém da família tem, mas a questão genética não é o único fator. O uso do tabaco, álcool e uma alimentação rica em gorduras, por exemplo, também influencia, então todo homem pode ter câncer de próstata, agora o que vai mudar é se ele se previne ou não. No meu caso, eu me cuido”, garantiu.
Dia D
No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado nesta sexta-feira (17), é importante frisar a temática da campanha Novembro Azul: prevenção.
Hoje o município possui 65 casos da doença em tratamento nos hospitais Afra Barbosa e Chama, o que é pouco se comparado ao número de homens vítimas fatais de câncer (de todos os tipos).
“A população masculina precisa começar a usufruir o que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde em Arapiraca, além do PSA temos urologistas e oncologistas”, informou Antônio. “E para prevenir o câncer de próstata não tem outro caminho, a não se consultar e examinar”, completou.
Apesar dos sintomas só serem percebidos em um grau elevado da doença, Antônio Sérgio disse que vale ficar atento à dores no quadril, que podem vir a se alastrar para os ossos, e à retenção urinária. “O camarada passa a ir muito ao banheiro, mas sempre de forma intermitente”.
O coordenador da Saúde do Homem de Arapiraca finalizou pedindo que os usuários sejam mais assíduos dentro das unidades e realizem os exames. “Não tira masculinidade nenhuma”, brincou ele, falando sério.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
