Política

Deputado zomba de Projeto de Lei, mas descobre que ele foi o autor

Por Gazeta do Povo e Sete Segundos 20/11/2017 13h01
Deputado zomba de Projeto de Lei, mas descobre que ele foi o autor
Attiê - Foto: Assembleia Legislativa de Minas Gerais/ Divulgação

Que os políticos, de maneira geral, assumem comportamentos discutíveis não é nenhuma novidade. Agora, zombar de um projeto da própria autoria é realmente inesperado. Foi o que aconteceu com o deputado estadual Felipe Attiê (PTB-MG) que virou assunto após ter zombado de um projeto de lei que ele mesmo havia proposto, mas do qual não lembrava.

O fato ocorreu na última quarta-feira (08), numa sessão da Comissão de Constituição e Justiça. Attiê debochou da proposta de criação do Dia do Coach, em homenagem a profissionais que treinam seus clientes para atingir seus objetivos na carreira.

“Do coach?”, diz Attiê no vídeo gravado na sessão, e depois dá uma gargalhada, para então completar: “Esses deputados... é brincadeira, viu?”. Logo depois, demonstrou surpresa ao ouvir seu nome como sendo o autor do projeto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Falha na tramitação

Para se safar do problema, o deputado inicialmente afirmou que tudo não passou de uma montagem. Depois, emitiu um comunicado em seu site, no qual afirmou ter apurado os fatos sobre o vídeo e admitiu que houve uma falha na tramitação do projeto.

Segundo a nota, o deputado havia pedido o engavetamento do projeto de lei em 2016, mas por um erro dele e de sua assessoria, a proposta continuou em trâmite – e acabou sendo apensada ao projeto de outro deputado que também propunha a criação do “Dia do Coach”. Ambas as propostas foram arquivadas.

“O PL [projeto de lei] acabou sendo protocolado pela equipe do gabinete na versão de criação do dia do coach e não como uma simples homenagem, como era a orientação do parlamentar”, afirmou a assessoria de Attiê, em nota.

“Também é bom frisar que ele [o deputado] respeita os profissionais de coach, mas acredita que os parlamentares têm uma missão mais relevante do que apenas propor leis deste tipo com homenagens.