Hospital de Emergência do Agreste é referência no Acolhe SUS para Alagoas
Unidade situada em Arapiraca é a única selecionada pelo Ministério da Saúde
O Hospital de Emergência do Agreste foi indicado pelo Ministério da Saúde para representar Alagoas no Projeto Acolhe SUS, no que diz respeito à Política Nacional de Humanização. Pertencente à rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, a indicação consolida o hospital localizado em Arapiraca como referência no atendimento de média e alta complexidade em todo o interior do Estado.
Com uma média de 3.500 atendimentos por mês, o HE do Agreste recebe investimentos do governo de Alagoas para a triplicação de 40 para 120 leitos. Além dos investimentos em infraestrutura, a unidade de saúde vem adotando uma política de humanização dos serviços em saúde em todos os setores do hospital.
Por conta disso, o HE do Agreste foi o único, em toda a rede pública de Alagoa, indicado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto-piloto Acolhe SUS.
Nessa quinta-feira (7), o hospital recebeu a visita da referência técnica do Ministério da Saúde, Ailana Rodrigues Lira, da coordenadora estadual do Programa Nacional de Humanização (PNH), Luzia Malta, e da gestora de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Patrícia Bezerra.
O grupo visitou as enfermarias, UTIs e demais setores do hospital, conhecendo de perto o funcionamento dos serviços de atendimento aos usuários, bem como as ações e programas de humanização em saúde. A proposta, segundo do PNH, é iniciar o trabalho no HE do Agreste para, em seguida, estender o modelo a toda a rede pública em Alagoas.
“O hospital tem uma gestão muito receptiva e desenvolve um trabalho referência em todo o interior do estado”, avaliou a coordenadora Luzia Malta. Nesse primeiro momento, a equipe da referência fará um diagnóstico das ações e, em seguida, será elaborado um plano de trabalho para a execução do projeto-piloto.
A coordenadora do PNH no HE do Agreste, enfermeira Elisângela Lira, disse que o hospital tem a maior cobertura das unidades da rede, com 78% de todo o Programa de Saúde da Família (PSF).
“Desde o início deste ano que estamos adotando, com o apoio da direção-geral e demais setores do hospital, programas de humanização para qualificar ainda mais o nosso modelo de atenção e gestão dos serviços, com atenção especial no usuário e, também, na gestão interna do nosso trabalho”, explicou.
As etapas do projeto-piloto Acolhe SUS incluem a construção e execução do plano de trabalho, que está sendo discutido a partir da realidade do HE do Agreste; implantação de um sistema de fluxograma específico e a construção dos indicadores para a execução do Plano de Ação de Trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
