Cartilha reforça humanização no Hospital de Emergência do Agreste
Trabalho orienta pacientes, visitantes e acompanhantes
A acolhida no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, está sendo reforçada com a criação da Cartilha de Orientação a Pacientes, Visitantes e Acompanhantes.
O manual foi elaborado pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) com apoio dos setores de Serviço Social, Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital referência para as regiões Agreste e Sertão de Alagoas.
De acordo com a assistente social Andréa Paula Lira, a cartilha foi adotada como uma forma de acolhimento para acompanhantes e visitantes durante o período em que o paciente estiver internado.
Ela explica que o manual fala de direitos e deveres das pessoas, como também das orientações acerca do funcionamento do hospital, a exemplo de horários de visitas e de troca, bem como da identificação de cada acompanhante.
Andréa Lira revela que a cartilha aborda ainda da segurança do paciente e traz orientações para o controle de infecção hospitalar, saúde do trabalhador, não mexer nos equipamentos médicos, entre outras regras.
A dona de casa Maria da Conceição Oliveira, de 54 anos, acompanha um sobrinho que sofreu fratura na perna por conta de uma queda de moto.
“O atendimento está sendo ótimo. Acho muito bom a gente receber essas informações, para respeitar as regras aqui do hospital e saber dos nossos direitos também”, declarou a acompanhante.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
