Câmara de Vereadores de Traipu é alvo de investigação por nepotismo
O Ministério Público Estadual (MPE) deve abrir inquérito para investigar possíveis irregularidades em contratações da Câmara de Vereadores da cidade de Traipu, no Agreste de Alagoas. Um questionamento do presidente da Casa, o vereador Wellington Erlandres Dias de Farias, o Etinho Dias, teria motivado o órgão a dar início às investigações. Etinho teria nomeado um tio para um cargo no Legislativo e provocou o MP ao questionar se a medida era legal.
O MP, então, respondeu ao parlamentar-mirim que não cabe ao órgão oferecer consultoria jurídica a entidades públicas e em razão do questionamento o promotor de Justiça, Rodrigo Soares da Silva, decidiu abrir procedimento probatório de inquérito civil público para apurar outras contratações que possam ser configuradas como nepotismo.
O vereador informou que iria exonerar imediatamente o parente após reunião com o MP, mas deixou claro durante o encontro que a nomeação teria se dado de ‘boa-fé’.
O MP determinou que todos os casos que possam se enquadrar nas hipóteses descritas na Súmula Vinculante n° 13 deve ser informado ao órgão.
A súmula diz: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".
Veja também
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
