[Vídeo] Movimentos sociais saem às ruas de Arapiraca contra Reforma da Previdência
Entenda o que muda com aprovação da Reforma da Previdência
![[Vídeo] Movimentos sociais saem às ruas de Arapiraca contra Reforma da Previdência](https://img.7segundos.com.br/gFQO4uaKPtQmDnuUT-9qFDm4Hjc=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/89340-img_20180219_wa0056_1_jpg.jpeg)
Movimentos sociais, professores e outras categorias realizaram na manhã desta segunda-feira (19), ato pelas principais ruas de Arapiraca, contrários às reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo Michel Temer (PMDB).
Com palavras de ordem contra Temer, os manifestantes discursaram sobre a pauta do governo em relação às reformas. O grupo rememorou as conquistas sociais dos trabalhadores que agora correm o risco de serem extintas, como aposentadoria.
O ato também foi confirmado em outros estados e cidades do país. Foi organizado pelas centrais sindicais, mas tem adesão de movimentos populares e da sociedade civil organizada. Roberto de Souza (MST), apoia o ato e diz que segue com a luta até o fim para que os direitos conquistados ao longo dos anos não seja retirado dos trabalhadores. “Uma luta que está sendo realizada aqui em Arapiraca e todo interior do estado. Está para ser votado hoje e nós, trabalhadores, não podemos ficar de braços cruzados. Eles querem tirar direito dos trabalhadores, por isso todos os trabalhadores estão reunidos para que não seja votado”, diz Roberto.
Entenda a reforma
São necessários 308 votos para garantir a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência, que prevê o aumento da idade mínima de concessão da aposentadoria para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos para os homens. O projeto da reforma, como foi apresentado, demandaria do trabalhador o mínimo de 25 anos de contribuição para acessar a aposentadoria por idade.
Embora ainda não tenha conquistados os 308 votos necessários para aprovar as alterações nas aposentadorias, o Governo estabeleceu o dia 28 de fevereiro como o prazo final para aprovar a medida que entra em semana decisiva.
Mudanças
O governo já havia cedido em pontos de sua proposta original para aprovar a medida na comissão Especial da Câmara, em novembro do ano passado. Entre as principais mudanças se destacam quatro pontos principais:
1- Idade mínima de aposentadoria, com a regra de transição até 2042; 62 anos para mulheres e 65 para homens (INSS e servidores); 60 para professores de ambos os sexos; 55 anos para policiais e trabalhadores em condições prejudiciais à saúde
2- Tempo mínimo de contribuição de 15 anos para segurados do INSS e de 25 anos para servidores públicos;
3- Novo cálculo do valor da aposentadoria, começando de 60% para 15 anos de contribuição até 100% para 40 anos;
4- Receitas previdenciárias deixam de ser submetidas à DRU (Desvinculação de Receitas da União).
Veja também
Últimas notícias

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora

Deputado Delegado Leonam divulga pontos para vacinação antirrábica gratuita neste sábado realizada pela Prefeitura de Maceió

Pioneiro, Governo de Alagoas lança bolsas de mestrado em Integridade da Informação
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
