Modelo de gestão prisional alagoano é reconhecido por paulistas
O modelo de gestão prisional de Alagoas é considerado referência no país. Para atingir resultados satisfatórios, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) investe em tecnologia e inovação para efetivar a reintegração social. Prova disso é o Núcleo Ressocializador da Capital, único presídio do Brasil que tem sua metodologia baseada no diálogo, transparência e honradez.
Na última semana, a diretora administrativa do Instituto Ação Pela Paz, Cláudia Cardenette, esteve na unidade para conhecer e estabelecer uma parceria com a Seris. O objetivo é potencializar as atividades já desenvolvidas pela pasta. De acordo com Cardenette, o tratamento humanizado contribui com a decisão do reeducando de não retornar ao mundo do crime.
"Com a visita pude comprovar que a metodologia nos moldes do 'Módulo de Respeito' oferece à pessoa privada de liberdade oportunidades para o seu processo de reintegração social de forma exitosa, comprovado pelo resultado fantástico de 5% de reincidência criminal. Espero que a parceria do Instituto com a Seris fomente ainda mais as boas práticas", afirma a diretora.
A assessora especial do Núcleo Ressocializador, agente penitenciário Poliana Bugarin, apresentou as atividades da unidade para a diretora do Ação Pela Paz. "O foco do instituto é diminuir a reincidência criminal e investir na recuperação do apenado. Temos um modelo que deveria ser empregado na maioria das casas de custódia", conclui a agente Bugarin.
Projeto
Criado em 2015, no estado de São Paulo, o Instituto Ação Pela Paz contribui com a melhoria do sistema prisional, por meio do fortalecimento dos projetos desenvolvidos pelo Estado, além de apoiar a sociedade civil em programas que tenham como foco a reintegração social.
Veja também
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
