Polícia

Polícia Civil de Alagoas faz entrega de armas longas a unidades policiais

Por Polícia Civil e Sete Segundos 06/04/2018 16h04
Polícia Civil de Alagoas faz entrega de armas longas a unidades policiais
PC II - Foto: Assessoria

A direção da Polícia Civil fez a entrega nesta sexta-feira (06) de 100 armas longas, do tipo carabinas e submetralhadoras, a suas diversas unidades, em mais um importante passo no processo de modernização, implantado pela atual gestão. A solenidade foi realizada na sede da instituição, no bairro de Jacarecica.

Os equipamentos, que serão utilizados no combate ao crime, dando mais segurança à sociedade alagoana, foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp), no valor de RS 570 mil. São 50 carabinas e 50 submetralhadoras da fábrica Taurus. Elas são de calibre .40 e possuem coronha retrátil e dobrável, permitindo a utilização do armamento embarcado com mais agilidade.

O delegado-geral Paulo Cerqueira disse que a instituição vem avançando nos últimos anos, em seus vários setores, inclusive quanto à modernização de seu material bélico. E isto, segundo ele, resulta de um bom planejamento e de investimentos que são possíveis graças ao apoio do governo do Estado.

Por meio desses investimentos, salientou, a Polícia Civil de Alagoas dispõe hoje de uma estrutura que permite dispor de uma arma individualizada, algemas e colete balístico para cada policial, devidamente acautelados para o trabalho diário, uma meta que foi conquistada pela a atual gestão.

Ele afirmou que o governador Renan Filho, logo no início de seu governo, fez os ajustes necessários nas finanças públicas, o que permite atualmente os investimentos nas diversas áreas, a exemplo da saúde, educação, estradas e também na segurança pública. “Cito aqui a construção da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas) e DRN (Delegacia de Repressão ao Narcotráfico) como também dos CISPs (Centros Integrados de Segurança Pública), que estão diretamente ligados a nossa instituição”.

O delegado Aydes Ponciano, gerente de Estatística e Informática (Geinfo), representou o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). Ele destacou o trabalho realizado pelo delegado-geral Paulo Cerqueira que coloca a Polícia Civil alagoana como uma das mais bem equipadas do Nordeste em termos de material bélico. “Na atual gestão, os investimentos nessa área já chegam aos R$ 9 milhões, o maior investimento registrado na história da instituição”, ressaltou.

O policial civil e assessor técnico Ednildo Macena, que dirige o Núcleo de Regulamentação, Registro e Controle de Armas, Munições e Explosivos (Nurrcame), explicou que as armas entregues permitirão o descarte de metralhadoras, calibre 9 mm, com mais de 40 anos de uso, e que já estão obsoletas.

Segundo ele, todo armamento foi previamente avaliado na fábrica da Taurus, com testes que totalizaram o uso de 4.500 munições, acompanhados por dois membros da Comissão de Avaliação e Modernização Bélica (CAMB), formada por policiais civis especializados em armamento e munições.

As novas armas foram entregues a priori para os grupamentos especiais, delegacias especializadas e regionais, inclusive para os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) entre outras unidades que necessitam de equipamento.

Macena lembrou que as novas armas longas se juntam aos dois fuzis snipers; 20, do tipo ParaFal, calibre 7,62mm, e outros 20 mdo tipo IA2, entregues no ano passado.

O policial Djalma Paulino, coordenador da Asfixia, falou em nome dos grupamentos beneficiados pela entrega. “Hoje temos armas e munições suficientes e adequadas às nossas atividades, e também dispomos de treinamento de nivelamento operacional, indispensável para quem está operando nas ruas”, realçou.

A solenidade de entrega das armas teve ainda as presenças da delegada-geral Adjunta, Kátia Emanelly, dos diretores Fábio Costa (GPJ3) e Ana Luíza Nogueira (GPJ1), do delegado regional de São Miguel dos Campos, Nilson Alcântara, e de representantes dos grupamentos especiais Asfixia, Oplit (Operação Policial Integrada Litorânea) e Tigre (Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais).