Polícia Civil de Alagoas faz entrega de armas longas a unidades policiais
A direção da Polícia Civil fez a entrega nesta sexta-feira (06) de 100 armas longas, do tipo carabinas e submetralhadoras, a suas diversas unidades, em mais um importante passo no processo de modernização, implantado pela atual gestão. A solenidade foi realizada na sede da instituição, no bairro de Jacarecica.
Os equipamentos, que serão utilizados no combate ao crime, dando mais segurança à sociedade alagoana, foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp), no valor de RS 570 mil. São 50 carabinas e 50 submetralhadoras da fábrica Taurus. Elas são de calibre .40 e possuem coronha retrátil e dobrável, permitindo a utilização do armamento embarcado com mais agilidade.
O delegado-geral Paulo Cerqueira disse que a instituição vem avançando nos últimos anos, em seus vários setores, inclusive quanto à modernização de seu material bélico. E isto, segundo ele, resulta de um bom planejamento e de investimentos que são possíveis graças ao apoio do governo do Estado.
Por meio desses investimentos, salientou, a Polícia Civil de Alagoas dispõe hoje de uma estrutura que permite dispor de uma arma individualizada, algemas e colete balístico para cada policial, devidamente acautelados para o trabalho diário, uma meta que foi conquistada pela a atual gestão.
Ele afirmou que o governador Renan Filho, logo no início de seu governo, fez os ajustes necessários nas finanças públicas, o que permite atualmente os investimentos nas diversas áreas, a exemplo da saúde, educação, estradas e também na segurança pública. “Cito aqui a construção da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas) e DRN (Delegacia de Repressão ao Narcotráfico) como também dos CISPs (Centros Integrados de Segurança Pública), que estão diretamente ligados a nossa instituição”.
O delegado Aydes Ponciano, gerente de Estatística e Informática (Geinfo), representou o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). Ele destacou o trabalho realizado pelo delegado-geral Paulo Cerqueira que coloca a Polícia Civil alagoana como uma das mais bem equipadas do Nordeste em termos de material bélico. “Na atual gestão, os investimentos nessa área já chegam aos R$ 9 milhões, o maior investimento registrado na história da instituição”, ressaltou.
O policial civil e assessor técnico Ednildo Macena, que dirige o Núcleo de Regulamentação, Registro e Controle de Armas, Munições e Explosivos (Nurrcame), explicou que as armas entregues permitirão o descarte de metralhadoras, calibre 9 mm, com mais de 40 anos de uso, e que já estão obsoletas.
Segundo ele, todo armamento foi previamente avaliado na fábrica da Taurus, com testes que totalizaram o uso de 4.500 munições, acompanhados por dois membros da Comissão de Avaliação e Modernização Bélica (CAMB), formada por policiais civis especializados em armamento e munições.
As novas armas foram entregues a priori para os grupamentos especiais, delegacias especializadas e regionais, inclusive para os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) entre outras unidades que necessitam de equipamento.
Macena lembrou que as novas armas longas se juntam aos dois fuzis snipers; 20, do tipo ParaFal, calibre 7,62mm, e outros 20 mdo tipo IA2, entregues no ano passado.
O policial Djalma Paulino, coordenador da Asfixia, falou em nome dos grupamentos beneficiados pela entrega. “Hoje temos armas e munições suficientes e adequadas às nossas atividades, e também dispomos de treinamento de nivelamento operacional, indispensável para quem está operando nas ruas”, realçou.
A solenidade de entrega das armas teve ainda as presenças da delegada-geral Adjunta, Kátia Emanelly, dos diretores Fábio Costa (GPJ3) e Ana Luíza Nogueira (GPJ1), do delegado regional de São Miguel dos Campos, Nilson Alcântara, e de representantes dos grupamentos especiais Asfixia, Oplit (Operação Policial Integrada Litorânea) e Tigre (Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais).
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
