Política

Ministério Público Federal solicita indisponibilidade de bens de Jairzinho Lira

Por Assessoria e 7Segundos 23/04/2018 15h03
Ministério Público Federal solicita indisponibilidade de bens de Jairzinho Lira
Jairzinho Lira - Foto: Reprodução

Uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal, com mais de 100 páginas, aponta diversas irregularidades ocorridas no município de Lagoa da Canoa durantes as gestões do ex-prefeito Jairzinho Lira, entre elas, um prejuízo superior a R$ 4 milhões ao erário municipal.

Um dos pontos que chamou atenção do Ministério Público Federal foi a rapidez com que foi realizada uma das obras até o primeiro pagamento, tendo em vista que 25,72% do total da obra, conforme boletins de medição, foram executados em apenas um dia após a assinatura do contrato, contrariando, inclusive, o cronograma previsto no edital.

Entre outras questões levantadas, têm-se que “o gestor do município (Jairzinho Lira) de Lagoa da Canoa/AL, durante os seus dois mandatos, readmitiu servidores sem nenhum processo judicial e implantou na folha do pessoal da educação alguns servidores que haviam pedido exoneração dos seus cargos a mais de 05 (cinco) anos e outros demitidos por abandono de cargo”.

No que tange aos desvios de verbas públicas, o então prefeito Jairzinho Lira teria, de forma dolosa e consciente, causado prejuízo ao erário num total de R$ 4.075.501,87 (quatro milhões, setenta e cinco mil, quinhentos e um reais e oitenta e sete centavos).

As denúncias, cujo processo número 0801253-71.2017.4.05.8001 vêm embasada em robusto corpo probatório, que vão desde fotos e documentos assinados pelo próprio Jairzinho Lira.