Sesau capacita técnicos de municípios com casos de Leishmaniose
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está promovendo capacitações nos municípios com registros de casos de Leishmaniose, doença infecciosa causada por protozoários. O treinamento busca capacitar equipes de agentes de endemias na identificação e controle da enfermidade, considerada grave.
Já foram capacitados técnicos de Pão de Açúcar, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Carneiros, São José da Tapera, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Em Alagoas, nos quatro primeiros meses deste ano, foram confirmados 32 casos da doença em humanos, segundo a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau, Silvana Tenório.
“As capacitações acontecem em etapas distintas. Inicialmente é realizada uma visita técnica para avaliação das condições de trabalho e situação epidemiológica da região. Em seguida, as equipes são capacitadas de acordo com as necessidades próprias de cada município”, ressaltou Silvana Tenório, ao acrescentar que o treinamento é teórico e prático, onde são ensinados a realizar os testes rápidos e a sorologia.
Sintomas - A coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau informou que os sintomas da Leishmaniose são febre alta por mais de quatro semanas e crescimento do baço e fígado, podendo levar à morte quando não é tratada. A doença é transmitida pelo flebotomíneo, conhecido como “mosquito da palha”, que se contamina com o sangue de pessoas e animais doentes, principalmente o cachorro, e transmite o parasita.
Quando infectado pelo mosquito, o cachorro emagrece rapidamente, apresenta queda do pelo e lesões na pele, que afetam, em especial, a orelha e o focinho. O animal também é afetado por anemia grave, crescimento das unhas e fotofobia, entre outros males, segundo salientou a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau.
Silvana Tenório ressalta que a doença tem cura quando diagnosticada precocemente. “O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Por isso, sempre que o animal infectado é identificado, é realizado o teste rápido nas pessoas próximas”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
