Sesau capacita técnicos de municípios com casos de Leishmaniose
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está promovendo capacitações nos municípios com registros de casos de Leishmaniose, doença infecciosa causada por protozoários. O treinamento busca capacitar equipes de agentes de endemias na identificação e controle da enfermidade, considerada grave.
Já foram capacitados técnicos de Pão de Açúcar, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Carneiros, São José da Tapera, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Em Alagoas, nos quatro primeiros meses deste ano, foram confirmados 32 casos da doença em humanos, segundo a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau, Silvana Tenório.
“As capacitações acontecem em etapas distintas. Inicialmente é realizada uma visita técnica para avaliação das condições de trabalho e situação epidemiológica da região. Em seguida, as equipes são capacitadas de acordo com as necessidades próprias de cada município”, ressaltou Silvana Tenório, ao acrescentar que o treinamento é teórico e prático, onde são ensinados a realizar os testes rápidos e a sorologia.
Sintomas - A coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau informou que os sintomas da Leishmaniose são febre alta por mais de quatro semanas e crescimento do baço e fígado, podendo levar à morte quando não é tratada. A doença é transmitida pelo flebotomíneo, conhecido como “mosquito da palha”, que se contamina com o sangue de pessoas e animais doentes, principalmente o cachorro, e transmite o parasita.
Quando infectado pelo mosquito, o cachorro emagrece rapidamente, apresenta queda do pelo e lesões na pele, que afetam, em especial, a orelha e o focinho. O animal também é afetado por anemia grave, crescimento das unhas e fotofobia, entre outros males, segundo salientou a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau.
Silvana Tenório ressalta que a doença tem cura quando diagnosticada precocemente. “O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Por isso, sempre que o animal infectado é identificado, é realizado o teste rápido nas pessoas próximas”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
