Alagoas registra redução no número de homicídios pelo sétimo mês consecutivo
Ainda segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública, de janeiro a maio a queda chegou a 23%, em relação ao mesmo período de 2017
Alagoas vem reduzindo um dos crimes que mais causam sensação de insegurança na população e que, por décadas, foi um grande desafio para a Segurança Pública do Estado: os homicídios. O mês de maio apresentou redução comparado ao mesmo mês do ano de 2017.
Com o resultado, Alagoas chega ao sétimo mês consecutivo registrando queda desse tipo de crime. Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram registrados 121 homicídios em maio de 2018 contra 125 do mesmo período do ano passado.
Quando analisamos os dados de janeiro a maio deste ano com o mesmo período do ano anterior, constatamos que houve uma queda de 23%. Ocorreram 685 assassinatos no Estado no período, já no ano passado o número de crimes foi de 900.
De acordo com as estatísticas, desde novembro há uma queda nos crimes de homicídio registrados em Alagoas. Em novembro de 2017 ocorreram 145 crimes, quando no mesmo mês de 2016 foram 165; em dezembro foram 158 contra 196 em dezembro de 2016.
Avançando para este ano, janeiro obteve 162 homicídios contra 208 em 2017; em fevereiro ocorreram 116 e, no mesmo mês do ano passado, foram registrados 202; já em março foram 138 homicídios contra 198 do ano anterior; e em abril 148 e, no mesmo mês de 2017, foram 157.
Na capital, o processo de redução da criminalidade segue a mesma linha desde novembro. Naquele mês de 2017 foram registrados 45 homicídios, enquanto que, em novembro de 2016, o número foi de 52 crimes. Já em dezembro de 2017, o registro de homicídios foi de 48 contra 62 mortes no mesmo período em 2016.
Já comparando os números deste ano, em janeiro houve queda em relação ao ano passado, com um registro de 54 homicídios e 79 em 2017. Em fevereiro, foram 37 homicídios contra 73; em março, 45 contra 73 em 2017; em abril, 50 mortes enquanto que no mesmo mês do ano passado foram 65. Já em maio, foram registrados 35 mortes e, no ano anterior, o registro foi de 31.
Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, o resultado é fruto de um grande trabalho de integração que vem sendo realizado pelas forças de Segurança do Estado nos últimos três anos. Com as polícias Civil e Militar atuando de forma integrada com o apoio das Inteligências, há mais excelência nas ações de enfrentamento à violência, com operações que prendem vários homicidas e responsáveis por outros crimes.
Ele também destaca como fator importante nesta luta para reduzir os índices de mortalidade em Alagoas os investimentos realizados para melhorar as estruturas físicas dos prédios da Segurança Pública e também no sentido de melhor equipar os servidores.
"A prioridade da Secretaria da Segurança Pública é reduzir homicídios e todo os números mostram que o trabalho realizado vem dando certo. A tudo isso somam-se investimentos nunca antes visto. O Governo tem investido também na reforma de prédios e construção de Centros Integrados e implantado programas extremamente importantes, como a Força Tarefa e o Ronda no Bairro. A sociedade tem sido grande parceira também realizando denúncias pelo 181, e com tudo isso reduzimos homicídios, roubos, prendemos homicidas e apreendemos quantidades históricas de drogas", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
