Sindpol solicita com urgência audiência com governador e autoridades
Preocupado com a carência de 400% de quantitativo de policiais civis no Estado, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) solicitou com urgência uma reunião com o governador Renan Filho, com o secretário de Segurança Pública, Paulo Domingos de Araújo Lima Junior, e com o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).
Atualmente, o efetivo da PC/AL é de 1.767, mas ficará com apenas 1.105 policiais civis, tendo em vista que 662 policiais estão aptos para se aposentar neste ano. A Lei Estadual nº 5.496/1993, que disciplina o quantitativo de policiais civis nas delegacias, mostra que o efetivo ideal para atender a população é de 4.536 profissionais, considerando as aposentadorias neste ano. Com esse déficit, cada policial civil está sendo sobrecarregado e acumulando o trabalho de quatro colegas. Muito estão adoecendo, além disso, há o desvio de função com a custódia de presos.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que todas as prerrogativas da Polícia Civil estão prejudicadas com a falta de policiais civis, bem como a garantia de que os direitos da população sejam respeitados, a exemplo do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, entre outros. “O trabalho da Polícia Civil envolve a investigação e a elucidação dos crimes, a prevenção ao crime, o atendimento e acolhimento à população, o que deveria resultar na redução de todas as formas de violência (homicídio, roubo, violência doméstica, feminicídio, estupro etc)”.
Ricardo Nazário revela que a população necessita dos serviços essenciais e das prerrogativas exclusivas da Polícia Civil, que combatam a violência. Ele enfatiza a importância da realização do concurso público para que a população seja realmente atendida no Estado de Alagoas.
O Sindicato também chama a atenção ao atual número de policiais que remota ao mesmo quantitativo de 20 anos atrás, quando não havia as facções criminosas, e o número de homicídios eram de 558 pessoas. Em 2017, foram assassinados 1.918 alagoanos.
O objetivo do Sindpol, com as reuniões com o secretário de Segurança Pública e o Conseg, é tratar do caos da segurança pública e sensibilizar o governador Renan Filho quanto à necessidade de realização do concurso público para a Polícia Civil.
Veja também
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
