Sindpol solicita com urgência audiência com governador e autoridades

Preocupado com a carência de 400% de quantitativo de policiais civis no Estado, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) solicitou com urgência uma reunião com o governador Renan Filho, com o secretário de Segurança Pública, Paulo Domingos de Araújo Lima Junior, e com o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).
Atualmente, o efetivo da PC/AL é de 1.767, mas ficará com apenas 1.105 policiais civis, tendo em vista que 662 policiais estão aptos para se aposentar neste ano. A Lei Estadual nº 5.496/1993, que disciplina o quantitativo de policiais civis nas delegacias, mostra que o efetivo ideal para atender a população é de 4.536 profissionais, considerando as aposentadorias neste ano. Com esse déficit, cada policial civil está sendo sobrecarregado e acumulando o trabalho de quatro colegas. Muito estão adoecendo, além disso, há o desvio de função com a custódia de presos.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que todas as prerrogativas da Polícia Civil estão prejudicadas com a falta de policiais civis, bem como a garantia de que os direitos da população sejam respeitados, a exemplo do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, entre outros. “O trabalho da Polícia Civil envolve a investigação e a elucidação dos crimes, a prevenção ao crime, o atendimento e acolhimento à população, o que deveria resultar na redução de todas as formas de violência (homicídio, roubo, violência doméstica, feminicídio, estupro etc)”.
Ricardo Nazário revela que a população necessita dos serviços essenciais e das prerrogativas exclusivas da Polícia Civil, que combatam a violência. Ele enfatiza a importância da realização do concurso público para que a população seja realmente atendida no Estado de Alagoas.
O Sindicato também chama a atenção ao atual número de policiais que remota ao mesmo quantitativo de 20 anos atrás, quando não havia as facções criminosas, e o número de homicídios eram de 558 pessoas. Em 2017, foram assassinados 1.918 alagoanos.
O objetivo do Sindpol, com as reuniões com o secretário de Segurança Pública e o Conseg, é tratar do caos da segurança pública e sensibilizar o governador Renan Filho quanto à necessidade de realização do concurso público para a Polícia Civil.
Veja também
Últimas notícias

Mulher é flagrada portando entorpecentes em Joaquim Gomes

Câmera de segurança registra confusão que resultou em agressão com pedras na orla de Maceió

Quatro suspeitos de assalto são presos em Delmiro Gouveia

FIPI 2025 começa neste domingo com atrações nacionais e segurança reforçada

Após acidente de trabalho fatal, perito criminal alerta sobre perigos em serviços residenciais e em estabelecimento

VII Fórum Estadual de Autodefensores é sediado pela Pestalozzi de São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
