Deficiente denuncia que motoristas de vans não aceitam Passe Livre no sertão
Usuário tem carteirinha e diz que ainda é obrigado a ouvir 'piadinha' dos condutores
Um usuário do Transporte Complementar de Passageiros de Alagoas denunciou, na manhã desta segunda-feira (16) na Gazeta FM, que alguns motoristas de Vans que fazem a linha Monteirópolis/Arapiraca (Sertão/Agreste) não estão aceitando o Passe Livre, que dá direito ao transporte gratuito à pessoa com deficiência ou portadores de patologia crônica.
Segundo o passageiro Jasson Rodrigues de Souza, que é deficiente físico, sem uma perna, todas as vezes que precisa se deslocar entre as duas cidades utiliza o transporte alternativo, mas encontra resistência da maioria dos motoristas de vans.
Ele disse ainda que quando consegue pegar o veículo é obrigado a ouvir ‘piadinhas’ do motorista que aquele carro não foi feito pra ninguém andar de graça. "Eu tenho a carteirinha do Passe Livre cuja validade vai até o final de 2019 e tenho que passar por essa humilhação. Um absurdo", disse
Diante do problema, Jasson procurou a reportagem da emissora para fazer a denúncia por meio do "Gazeta nas Ruas". O morador do sertão de Alagoas pediu à direção da Agência Reguladora de Serviços do Estado (Arsal) para que fiscalize o cumprimento da Lei que está prejudicando os deficientes que precisam do transporte público para locomoção.
O presidente da Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), Marcondes Prudente, explicou que o deficiente tem direito ao Passe Livre, desde que esteja no ponto das vans pelo menos dez minutos antes do veículo sair e que não pode pegar a condução no meio do percurso. Ainda segundo Marcondes, se já tiver um deficiente dentro da van ele tem direito a apenas 50% de desconto no valor da passagem.
“A gratuidade é garantida por Lei e não é subsidiada pelo governo, mas se o cidadão se sentir prejudicado deve procurar a Arsal, por meio da ouvidoria (0800 284 0429), e protocolar sua reclamação. Se o usuário quiser, também pode nos procurar na sede da Coopervan onde ele será orientado sobre seus direitos e como proceder nestes casos. Se a denúncia for comprovada, após a abertura de uma sindicância, o motorista poderá perder a concessão”, alertou.
O Passe Livre é destinado a pessoas com deficiência ou portadores de patologia crônica, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, e que estejam em tratamento médico fora do município em que residem. Já o Cartão do Idoso garante o transporte gratuito entre os municípios alagoanos e é concedido a pessoas com mais de 60 anos, mediante comprovação de renda familiar inferior a dois salários mínimos. Os dois cartões são emitidos pela secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o acompanhamento da Arsal.
Veja também
Últimas notícias
Limoeiro de Anadia amplia diálogo em defesa das mulheres com visita de secretária de Estado
Traficante leva susto ao ser flagrado pela polícia vendendo drogas
Crianças viralizam ao comemorar aniversário de cadela 'funcionária'
Alagoana suspeita de integrar grupo do golpe do falso cadastro habitacional é presa em SP
Jovem é morto a tiros no Conjunto Frei Damião, em Arapiraca
Rafael Brito comemora lei que garante afastamento remunerado a professores
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
