MP impede que pacientes sejam obrigados a apresentar título para consultas médicas

Após recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da promotoria de Teotônio Vilela, a prefeitura da cidade suspendeu a exigência para que os pacientes apresentassem comprovante de domicílio eleitoral como condição para realização de qualquer atendimento por profissionais da rede pública de saúde do município. No documento, o promotor de justiça Ramon Formiga considerou o dever constitucional do estado em garantir tratamento médico a todo cidadão.
“É uma atitude inadmissível e o Ministério Público tinha de se manifestar. A assistência à saúde é assegurada pela Constituição e isso está bem claro no artigo 196º da Carta Magna. Ou seja, não permitiremos que haja qualquer exigência fora da legislação para que o cidadão tenha seu atendimento médico realizado, ou ainda, que o munícipe tenha seu tratamento suspenso por não se submeter a tais arbitrariedades”, afirma o promotor Ramon Formiga.
Na Recomendação, o promotor de Justiça considerou o disposto no artigo 196°, da Constituição Brasileira, em que afirma ser a saúde “direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.
Em anexo à Recomendação nº 02/2018, Ramon Formiga enviou cópia de uma ficha de encaminhamento da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela ao cartório da cidade com dados pessoais de uma pessoa a ser assistida com a seguinte orientação; “solicitamos que seja feito o título eleitoral da menor, para que seja feito o cadastro da gestante. Desde já agradecemos”.
Veja também
Últimas notícias

Trecho da Av. Pierre Chalita recebe obras de drenagem para minimizar erosões

Projeto Jovem Torcedor leva alunos da rede pública municipal ao Rei Pelé em dia de vitória do CSA

Vereadora petista comemora prisão de Bolsonaro ao lado de aliados em bar de Maceió

PRF apreende 103 kg de ouro avaliados em R$ 60 milhões; maior apreensão do país

Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões nesta terça-feira
![[Vídeo] Acusado de mandar matar casal por vingança em União dos Palmares é preso no Ceará](https://img.7segundos.com.br/pxLuorCbTZk6gjcPdPCyrrmrDh4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-05-at-091819.jpeg)
[Vídeo] Acusado de mandar matar casal por vingança em União dos Palmares é preso no Ceará
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
