Justiça determina suspensão imediata de contrato com OSCIPs em Arapiraca
Juiz acata sugestão do MP feita por ação civil pública

Foi divulgada na segunda-feira (20), a decisão judicial que, de forma liminar, suspende as parcerias entre a Prefeitura Municipal de Arapiraca e o Instituto Viva a Vida, a Elo Social de Gestão Pública – ELO, e o Centro de Integração Pública e Social.
Uma ação civil pública havia sido ajuizada pelo Ministério Público de Alagoas pedindo que estas medidas fossem acatadas. De acordo com a decisão, a anulação é resultado de “diversas ilegalidades [que] foram cometidas quando da contratação de tais parcerias”. A sentença ainda cabe recurso.
O texto do magistrado confirma a aceitação dos pedidos feitos pela promotoria de Arapiraca. O juiz Giovanni Jatubá definiu que os contratos devem ser suspensos imediatamente e nenhum repasse público pode ser transferido a essas empresas a partir da intimação desta sentença, sob pena de multa no valor de R$ 20 mil por dia.
Relembre o caso
A ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público estadual na 4ª Vara Cível de Arapiraca, no dia 6 deste mês. Na ação, o MP alegou que três empresas, do tipo Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), foram contratadas pela prefeitura sem editais de concurso de projetos. As Oscips eram responsáveis por boa parte dos profissionais terceirizados do município. Vale ressaltar que uma quarta Oscip, o Instituto Apoio, já havia perdido o contrato com a Prefeitura em junho, após pedido de documentação pela promotoria.
“Além disso, não há a menor garantia de que os expressivos valores que estão sendo repassados às OSCIPs são realmente necessários e se outras organizações poderiam apresentar custo menor para os mesmos serviços. Está mais do que evidente o perigo do dano que tais parcerias podem acarretar ao erário em virtude do montante de recursos envolvidos que ultrapassam vinte milhões”, ressaltou o promotor de Justiça Rogério Paranhos.
Veja também
Últimas notícias

Pinguim encalha morto em praia de Maragogi

Operação de ônibus será reforçada para partida entre CRB X Cruzeiro no Trapichão

Psicólogos e assistentes sociais questionam nova exigência em carga horário na Educação

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
