MP pede documentação sobre OSCIPs e Prefeitura cancela contrato às pressas
Em nota, a Prefeitura alega que a empresa APOIO não entregou os documentos
A Prefeitura de Arapiraca publicou, no Diário Oficial dos Municípios desta quinta (28), a rescisão de contrato com o Instituto Apoio, contratado para terceirizar os serviços da Secretaria de Saúde.
Tudo começou quando a Prefeitura de Arapiraca decidiu terceirizar quase todo o seu serviço através de quatro OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sendo uma delas o Instituto Apoio. A forma de contratação por OSCIP por termo de parceria, e não por licitação, o que facilita o processo. A contratação do Instituto Apoio saiu por quase R$ 18 milhões, com vigência de 180 dias.
Desta forma, quase todo o pessoal que trabalhava para a prefeitura, diretamente, foi remanejado para as OSCIPs. Após longos períodos de atrasos de pagamento dos salários dos servidores, o Ministério Público de Alagoas, através da Promotoria de Arapiraca, solicitou à Prefeitura todas as informações relativas às OSCIPs, incluindo relação dos funcionários ligados a elas.
Desde que estas OSCIPs foram contratadas, as polêmicas relacionadas à gestão só aumentam. Vereadores da cidade tentaram aprovar pedido de informações sobre os contratos (agora pedidos pelo MP), visto que os Termos de Parceria não são públicos, e nem os valores pagos às empresas foram divulgados. Os vereadores pediam ainda a lista com os nomes dos funcionários contratados, assim como salários e locação, mas a maioria da Câmara rejeitou o pedido.
Outra polêmica recente ligada ao mesmo tema foi quando Luiz Lôbo (auditor que acusa a gestão de calote) afirmou que ex-funcionários seus estariam recebendo salários da Prefeitura sem trabalhar. Como os funcionários estão terceirizados, e as informações sobre os mesmos não são disponibilizadas, não há como saber quem está recebendo pagamentos.
NOTA
A partir do momento em que a empresa APOIO não entregou os documentos para o exercício das atividades que seriam desempenhadas por ela dentro do município, o contrato foi automaticamente rescindido de forma unilateral pela Prefeitura de Arapiraca, conforme publicação feita no Diário Oficial da AMA.
Em momento algum essa empresa atuou no município, logo, não houve quaisquer tipos de contratações ou pagamentos realizadas em seu nome, uma vez que a APOIO não chegou a trabalhar em Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
