Jornada Pedagógica para Músicos de Banda chega à 9ª edição
Parte do calendário cultural de Alagoas, a Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB) chega a sua 9ª edição, muda de cenário e ganha caráter internacional. Este ano, o evento será realizado na cidade histórica de Penedo, de 25 a 27 de outubro, e vai promover um grande encontro de músicos de vários cantos Brasil, do Canadá e de Portugal, além de artistas, professores e comunidade em geral, numa programação recheada de palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas e mesas-redondas.
A JPMB é uma realização do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas, da Associação Imperial Coro de Penedo e do Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim), com apoio da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria de Cultura, e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). De acordo com o professor da ufal, Marcos Moreira, coordenador da Jornada, nesta edição haverá um número recorde de professores de outros estados participando e até do exterior; serão 21 ao todo, além de docentes e pesquisadores da Ufal e de outras instituições alagoanas.
“Vamos ter entre os convidados especiais o professor Eduardo Lopes, da Universidade de Évora-Portugal. Inclusive os gestores da cidade de Évora e de Penedo [o prefeito Marcius Beltrão] acabaram de assinar um pacto de cidades-irmãs. A ideia de professor Eduardo possa propor intercâmbio de estudos entre a Ufal e a Universidade Portuguesa”, destacou Moreira.
O coordenador da JPMB anuncia lançamento de dois livros do grupo de pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental: A Banda de Música Sociedade Musical Penedense, de Ana Greyce Moraes Pereira, e Japiassu: o maestro dos teares, uma coletânea organizada por Marcos Moreira e com seis autores [Marcos Moreira, Willbert Fialho, Mário Sales, Armaldo Paiva Filho, Ana Greyce Moraes Pereira e Maria Japiassu Cavalcante - neta do maestro Japiassu].
“Nessa coletânea contamos a história do maestro Aquino Costa Japiassu, que fundou, junto com Gustavo Paiva, a Banda de Música Feminina da Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos, no ano de 1936. Também nesse livro vai se lançar a recuperação do dobrado 16 de Setembro, composto pelo maestro Aquino e restaurado por Willbert Fialho - uma espécie de marcha para banda de música”, contou Moreira.
A Jornada continua com o núcleo de musicologia, com Diógenes Neto, da USP, e Mary Biason, ambos da Associação Brasileira de Musicologia. A programação está bem diversificada, tanto artística quanto científica, com muita música, artistas internacionais e brasileiros, lançamento da Banda Sinfônica da Ufal; apresentação da Camerata da Escola Técnica de Artes da Ufal, do Grupo de Sax da Ufal, do Grupo de Música Antiga da Bahia, do Grupo Potibones da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; do Coral Bequadro, do qual a neta do maestro Japiassu é integrante, e muitos outros.
São muitas atividades e Moreira destaca o lançamento da 4ª edição da revista Musifal, com artigos de autores do Brasil inteiro. “Teremos um grande evento e, desde já, gostaria de agradecer ao prefeito Marcius Beltrão [de Penedo] e a parceria da Barkley Brazil, que está trazendo o saxofonista paulista Samuel Pompeo”, ressaltou.