Justiça

10º Vara de Arapiraca é considerada a mais eficiente pela terceira vez

Juízo é o que menos tem acúmulo de processos em Alagoas

Por Dicom TJ/AL 07/02/2019 11h11
10º Vara de Arapiraca é considerada a mais eficiente pela terceira vez
Juiz André Gêda Peixoto Melo, titular da 10ª Vara Cível de Arapiraca - Foto: Dicom/TJAL

A 10ª Vara Cível de Arapiraca teve a menor taxa de congestionamento entre todas as unidades de Alagoas, pelo terceiro ano consecutivo. Em 2018, a unidade comandada pelo juiz André Gêda Peixoto Melo registrou apenas 31% de congestionamento. Em outras palavras, isso significa que há celeridade no andamento processual das ações, mais que em outras varas. 

Também desde 2016, a Vara vem obtendo a melhor pontuação da premiação Juízo Proativo, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para reconhecer o trabalho dos magistrados e servidores da Justiça estadual. Com o resultado de 2018, a unidade atinge novamente o Padrão Excelência do Juízo Proativo.

O magistrado André Gêda destaca que os resultados são fruto da união de todos os envolvidos nos processos judiciais. “Desde a dedicação dos servidores da Vara, com a redução de rotinas processuais desnecessárias, até o engajamento dos Advogados, Defensora Pública e do Ministério Público na pacificação processual, resultam em um número crescente de acordos, além de sentenças proferidas ‘em mesa’, após a realização das audiências”, explicou o juiz.

A taxa de congestionamento baixa significa que o processo tramita de forma célere, chegando num menor espaço de tempo ao seu término. O desempenho é monitorado pelo Conselho Nacional de Justiça.