Restaurante Popular de Arapiraca está há 4 meses com as portas fechadas
População de baixa renda acredita que estabelecimento não volta a funcionar

O Restaurante Popular Jerimum, que oferece refeições a preços muito baixos está há quatro meses com as portas fechadas, sem cumprir seu importante papel junto a população carente e em situação de rua em Arapiraca. Em 02 de janeiro, a prefeitura comunicou a suspensão do atendimento - mas o último dia de funcionamento foi na sexta-feira anterior, dia 28 de dezembro - informando que após a manutenção anual, o estabelecimento voltaria a funcionar em fevereiro.
O prazo não foi cumprido e apenas na semana passada o município se justificou informando que está finalizando processo licitatório para a contratação de empresa terceirizada, que deverá oferencer refeições a um preço ainda mais baixo. Segundo a prefeitura, a nova empresa que está sendo contratada se comprometeu em reduzir em 35% o valor que era cobrado anteriormente pelo almoço, que então passaria de R$ 4 para R$ 2,6.
Na matéria publicada pela assessoria de comunicação da prefeitura, no dia 22 de março, em que a secretária de Desenvolvimento Social, Anadja Gomes, reafirma a importância social do estabelecimento, informa apenas que o processo licitatório está em fase final e que a reabertura deveria ser anunciada nos próximos dias.
“O restaurante popular é um dos nossos maiores orgulhos, pois beneficia centenas de pessoas diariamente. A qualidade das comidas servidas é sempre muito boa e o preço acessível. Com a terceirização, nós conseguiremos manter a qualidade e diminuir os custos de produção, barateando assim o valor do prato”, afirmou a secretária.
Sem prazo para voltar a funcionar, todos os dias aposentados, vendedores ambulantes e pessoas em situação de rua circulam pelo local, buscando informações sobre a reabertura do restaurante. "Dizem que está em reforma, mas faz tempo que não vejo ninguém trabalhando no local. Não tem nenhum cartaz, nenhum aviso, então não sei se vai voltar a funcionar", afirmou um idoso que costumava almoçar no Jerimum.
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que o restaurante deve voltar a funcionar na segunda quinzena de abril, com o almoço 35% mais barato.
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que o processo de terceirização do Restaurante Popular Jerimum está em fase final de licitação, aguardando a análise de recursos das empresas participantes. Se tudo ocorrer como previsto pela Coordenação Geral de Licitação, o restaurante volta a funcionar na segunda quinzena de abril, com o almoço 35% mais barato.
Veja também
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
