Após separação, gêmeas siamesas retornam a Fortaleza para reabilitação
Gêmeas de dois anos Maria Ysabelle e Maria Ysadora passaram por processo de cinco cirurgias em Ribeirão Preto (SP) para separação do crânio.
Após cinco cirurgias de separação realizadas em Ribeirão Preto (SP), as irmãs que nasceram unidas pela cabeça Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de dois anos, chegaram a Fortaleza nesta sexta-feira (29) para reabilitação ao lado da família. "Muita felicidade e gratidão nesse momento", revela a mãe das gêmeas, Débora Farias, instantes após desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Para o pai, Diego Farias, a sensação é de alívio.
“A gente conseguiu essa vitória. Vai ser um longo período de reabilitação, mas, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, comenta.
De volta à terra natal, as gêmeas farão uma visita ao mar pela primeira vez, como uma celebração à vida. "A gente vai ver a família, passear um pouco com elas e ir à praia", explica Diego.
As bebês foram submetidas à cirurgia de separação das cabeças em 27 de outubro de 2018, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) e retornaram ao Ceará no início da tarde desta sexta-feira (29).
Maria Ysadora e Maria Ysabelle são de Pacatas, distrito da cidade de Aquiraz, distante 32 km de Fortaleza, e foram transferidas para Ribeirão Preto para passarem pelo procedimento inédito no Brasil. Por ser considerada de alta complexidade, a cirurgia foi dividida em cinco fases, que ocorreram entre 17 de fevereiro e 28 de outubro de 2018.
As gêmeas receberam alta médica em 7 de dezembro. A volta delas estava prevista para o mesmo mês, mas problemas na cicatrização pós-cirúrgica impediram o retorno no tempo esperado.
Crianças evoluem bem
O processo de reabilitação das irmãs no Ceará será acompanhado pelo neurologista Eduardo Jucá, que, em 2017, foi responsável pela transferência das gêmeas para o HC. Ele afirma que o quadro clínico delas não inspira preocupações.
"Tiveram alteração cerebral, mas estão evoluindo bem", avalia. Ainda segundo o médico, além do resultado positivo à saúde das gêmeas, a cirurgia trouxe aprendizado para a equipe hospitalar. “Foi uma grande lição para todos nós. Aprendemos muito em termos de planejamento, trabalho em equipe e superação humana."
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Retorno do Ano Novo provoca congestionamentos nas estradas do litoral norte e sul de Alagoas
Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México
[Vídeo] Dupla em motocicleta rouba moto e celulares em Fernão Velho, em Maceió
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente no município de Arapiraca
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
