Geral

Mais de 2.500 arapiraquenses podem ter o título de eleitor cancelado

Em Alagoas, são 47.594 eleitores em situação irregular

Por 7 Segundos, com TSE 24/04/2019 16h04
Mais de 2.500 arapiraquenses podem ter o título de eleitor cancelado
Mais de 2.500 arapiraquenses podem ter o título de eleitor cancelado - Foto: Assessoria

Mais de 2.500 arapiraquenses podem ter o título de eleitor cancelado, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta (24). Os eleitores que não votaram e nem justificaram a ausência às urnas por três eleições consecutivas correm o risco de ter o título cancelado.

O prazo para regularização do documento termina no próximo dia 6 de maio e, até o momento, pouco mais de 3% do total de eleitores brasileiros nesta situação compareceram aos cartórios eleitorais de todo o país.

Em Alagoas, são 47.594 eleitores com os títulos passíveis de cancelamento e, em Maceió, são 20.485 pessoas. Do total de 2,6 milhões de brasileiros em situação irregular, apenas 84.596 já conseguiram evitar o cancelamento.

Regularização

Se a situação estiver irregular, será necessário pagar uma multa no valor aproximado de R$ 3,50 e, em seguida, comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, apresentando documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se ainda o possuir.

Para economizar tempo, a Justiça Eleitoral permite que o início do processo de regularização ocorra pela Internet. Para tanto, basta seguir o seguinte caminho na página do TSE: Eleitor > Serviços ao eleitor > Título de eleitor > Quitação de multas.

Após o preenchimento dos dados pessoais, a página possibilitará a emissão de Guia de Recolhimento da União(GRU) para a quitação da multa. Depois de emitir a GRU e realizar o pagamento da pendência, o eleitor precisará se dirigir apenas uma vez ao cartório eleitoral para regularizar a situação.