Sem carro fumacê, surto de Dengue aumenta em Arapiraca
O Estado de Alagoas está sem receber do Governo Federal o inseticida utilizado nos carros que fazem esse serviço

Quem já passou dos trinta anos certamente deve se lembrar do carro fumacê da extinta Sucam passando pela rua no finalzinho de tarde. Na época muita gente reclamava da fumaça, do cheiro forte e até do barulho da bomba compressora. Mas hoje, em meio a um surto de dengue, muitas dessas pessoas sentem falta daquele eficiente trabalho de combate ao mosquito aedes aegipty, que colocou Arapiraca no alerta vermelho e em situação epidêmica.
Na segunda maior cidade de Alagoas a Dengue tem vitimado milhares de pessoas, que lotam os postos de saúde e hospitais. O surto da doença tem preocupado os profissionais da saúde, que já começam a sentir dificuldades em dar conta de tamanhã demanda. No último mês de maio, um hospital da cidade chegou a emitir uma nota informando aumento de 200% no número de atendimentos a pacientes acometidos pelo surto da doença.
O Estado de Alagoas está sem receber do Governo Federal o inseticida utilizado nos carros que fazem esse serviço. O estoque do Malathion FW 44% terminou há meses e ainda era sobra da última remessa enviada pelo Ministério da Saúde em junho do ano passado.
A suspensão do inseticida usado no fumacê nos estados brasileiros foi adotada pelo Ministério da Saúde, que informou ter recolhido 105 mil litros do produto para testes e ensaios de qualidade, devido a problemas em sua formulação que inviabilizaram seu uso e que iniciou processo de substituição do inseticida com orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas não há previsão para que a distribuição volte a ser feita.
Enquanto isso, em Alagoas a situação é preocupante. As estatísticas mostram que os casos de dengue têm aumentado em todo o estado. De janeiro a maio de 2018 foram registrados 944 casos. Enquanto no mesmo período deste ano já foram 2.239, ou seja, mais que o dobro.
Veja também
Últimas notícias

Mega-Sena: Quanto R$ 33 milhões rendem todo mês na poupança e no Tesouro

Empresário tentou justificar morte de gari em mensagens para a esposa

Festival na Padaria do Jomart reúne delícias fresquinhas e preços imperdíveis todas as sextas

Sobe para 17 o nº de mortos após bondinho descarrilar em Lisboa

Alexandre Ayres defende punição mais rigorosa para agressores sexuais e reforça cadastro de pedófilos em AL

Morre segunda vítima de invasão de carro desgovernado em residência da zona rural de Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
