Hospital do Agreste cria Grupo de Apoio aos Acompanhantes de Pacientes
Medida vai humanizar o atendimento aos pacientes e acompanhantes
Diariamente, familiares e acompanhantes procuram os Núcleos de Serviço Social das unidades hospitalares em busca do estado de saúde dos pacientes. E para fortalecer esse vínculo e tornar mais ágil o fluxo de visitas, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, criou o Grupo de Apoio Social, que tem o propósito é reforçar as ações de acolhimento a pacientes, familiares e acompanhantes.
Por meio de mais este serviço inovador, a Gerência do Hospital de Emergência do Agreste visa estreitar o elo de comunicação entre as equipes médicas, visitantes e usuários. Com esta medida, a equipe multidisciplinar tem o objetivo de humanizar, ainda mais, o atendimento aos pacientes e seus familiares e acompanhantes.
“As pessoas chegam aqui com muita ansiedade e preocupadas com a saúde de amigos e familiares internados. Com o apoio da Gerência do Hospital de Emergência do Agreste e dos assistentes sociais e servidores de apoio administrativo, decidimos criar o grupo para estreitar ainda mais essa relação”, explica o coordenador do Serviço Social, Rodrigo Barbosa.
Ele adianta que o grupo recém-criado é formado por 13 profissionais, sendo 12 assistentes-administrativos e uma diarista. “Todos trabalham em escalas diárias e atuam no apoio ao Núcleo de Serviço Social”, salienta Rodrigo Barbosa.
A estagiária de Direito, Elaine Correia, reside na cidade de Teotônio Vilela e aprovou o trabalho do Grupo de Apoio Social no HE do Agreste. “Achei bacana esse trabalho na porta de entrada do hospital”, declara a estudante, que esteve na unidade de saúde para visitar o amigo Valdeir da Silva Santos, de 25 anos.
O jovem foi vítima de um grave acidente automobilístico, ocorrido no último dia 30 de junho, em um trecho da Rodovia BR-101, nas imediações do Distrito de Luziápolis, em Campo Alegre.
Valdeir e mais quatro amigos retornavam para o município de Teotônio Vilela, após uma partida de futebol. Três deles morreram no local do acidente, depois que o veículo onde estavam colidiu com uma carreta.
Valdeir da Silva Santos e o engenheiro Valmir Calixto da Silva, que conduzia o veículo Ford Fusion, foram os sobreviventes do trágico acidente. Após serem socorridos, eles foram encaminhados para o Hospital de Emergência do Agreste.
Humanização
Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, vem adotando políticas públicas para humanizar cada vez mais o atendimento a pacientes, familiares e acompanhantes. Há cerca de quatro anos, o hospital implantou o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que atua com equipe multiprofissional, que acompanha a entrada do usuário.
O serviço monitora o quadro clínico, atendimento, prescrição de medicamentos até o recebimento da alta médica, para que o paciente possa ter uma recuperação rápida e com qualidade, visando retornar para sua casa ao lado de parentes e amigos. Além disso, as ações de humanização incluem a realização de palestras, duas vezes por semana, por meio do Serviço de Psicologia, com campanhas educativas e de prevenção a acidentes e tentativas de suicídio.
O HE do Agreste também conta com o projeto Preparando a Volta para Casa, que acompanha os pacientes sequelados e sua adaptação ao ambiente familiar, para que o indivíduo tenha assegurado um cuidado humanizado em sua residência. Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, cirurgiões, assistentes sociais e enfermeiros fazem parte do grupo, que também inclui o apoio da professora doutora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus de Arapiraca, Ana Paula Nogueira.
Ainda como parte da política de humanização no atendimento, o hospital ampliou de um para três os períodos de visitação aos pacientes, e está implantando uma brinquedoteca hospitalar, em parceria com a Faculdade de Ensino Regional Alternativa (Fera). “Esse novo projeto visa ampliar o acolhimento no setor de pediatria e ajudar no tratamento e recuperação de crianças internadas”, revela a gerente administrativa do HE do Agreste, Dayane Pereira.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
