Violência

Número de assassinatos em Arapiraca é maior que média estadual e nacional

Dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Ipea

Por Tais Albino 05/08/2019 18h06
Número de assassinatos em Arapiraca é maior que média estadual e nacional
Mapa da Região Nordeste com o índice de violência - Foto: Reprodução

O município de Arapiraca apresentou uma taxa de 58 homicídios por 100 mil habitantes em 2017, de acordo com o Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado pelo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número de assassinatos em Arapiraca é maior que média dos municípios do estado, que é de 47,7 mortes a cada 100 mil habitantes. Em âmbito nacional, a "capital" do Agreste também supera a média dos municípíos brasileiros com mais de 100 mil habitantes, que é de 37,6 assasinatos. Também é maior que a taxa de homicídio estimada em Alagoas, que é de 53,9 mortes. 

De acordo com os dados, 138 pessoas foram mortas em Arapiraca nesse período e, com isso, a cidade figura entre os 120 municípios que acumulam 50% dos homicídios ocorridos em 2017.

Porém, o Atlas da Violência constatou que a Barra de São Miguel, seguida por Roteiro e por Pilar são as três cidades mais violentas de Alagoas.

Números nacionais

Segundos os dados, o município mais violento do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, é Maracanaú, no Ceará. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

A maior prevalência de violência letal situa-se em municípios localizados, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste do país, de acordo com o Atlas da Violência 2019.