Bolsonaro sobre piora de indicadores: 'Pergunta para o Guedes'
O presidente decidiu não comentar sobre a piora dos indicadores no primeiro semestre de seu governo
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) evitou fazer comentários sobre o levantamento publicado pela Folha de S.Paulo neste domingo (11) que mostra uma piora da maioria dos indicadores do país no primeiro semestre de seu governo.
"Pergunta para o Paulo Guedes, pergunta para o Paulo Guedes. Outra pergunta", afirmou Bolsonaro, citando o nome do ministro da Economia e solicitando que os repórteres que o acompanhavam abordassem outro assunto.
A compilação de quase 90 indicadores nacionais, que vão da economia ao meio ambiente, mostra que a maioria deles regrediu nos primeiros seis meses da gestão.
A Folha de S.Paulo analisou 87 estatísticas oficiais e de estudiosos que têm números atualizados até algum ponto do primeiro semestre de 2019 e as cruzou com os dados de 2018. Desse total, 44 pioraram, 15 permaneceram estáveis e 28 apresentaram alguma melhora.
Entre os indicadores que mais apresentam deterioração estão os de educação, saúde e meio ambiente. Os dados oficiais reunidos pelo Ministério da Justiça apontam melhora nos índices de criminalidade. Na economia, há um equilíbrio.
Diante da fala de Bolsonaro, a Folha de S.Paulo encaminhou neste domingo os dados à assessoria do ministro da Economia.
No início da noite, a pasta enviou a seguinte nota: "A equipe econômica tem adotado medidas para o equilíbrio das contas e a retomada sustentável do crescimento econômico". "Várias reformas levam tempo para repercussão na economia real", diz a nota. "Essa mudança estrutural da economia levará o país à retomada do crescimento e à melhora do emprego e da renda das famílias brasileiras", informou o ministério.
Bolsonaro passeou por Brasília na manhã deste domingo. No Lago Paranoá, andou de jet ski. Depois seguiu de moto para uma feira de artesanato, onde foi recebido em meio a um misto de gritos de "mito" e de "fascista".
Antes de subir no jet ski, Bolsonaro disse que tem a "carteirinha de arrais-amador". Embora a habilitação "arrais-amador" dê direito a conduzir embarcações em navegação interior (canais, rios e lagos), ela não é válida para a categoria de moto aquática, como é denominado o jet ski pela Marinha.
Segundo a Marinha, desde 2012, a categoria arrais-amador deve ser complementada com a habilitação "motonauta" caso a pessoa deseje conduzir uma moto aquática. O presidente não informou se tem essa autorização.
Em abril deste ano, Bolsonaro circulou de moto por Guarujá (SP) com o capacete levantado, infração considerada equivalente a andar sem capacete.
Neste domingo, o presidente também andou de moto por Brasília, mas usou o capacete. Visivelmente impaciente em uma das paradas nas quais falou à imprensa, o presidente foi questionado se encontraria os filhos neste domingo de Dia dos Pais. "Não, eu vou encontrar a minha avó", respondeu Bolsonaro. Depois explicou: "A minha avó morreu. Infelizmente já morreu. Mais alguma pergunta?"
Veja também
Últimas notícias
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
