PGR diz que mensagens vazadas da Lava Jato não inocentam Lula
Ex-presidente queria ter acesso a mensagens obtidas pela Operação Spoofing
O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja negado.
Em ofício encaminhado à Suprema Corte, o PGR refuta a tese da defesa de Lula e diz que as mensagens trocadas por integrantes da Lava-Jato no Telegram e que foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil não são provas lícitas, e que, mesmo que o fossem, não inocentariam o ex-presidente.
“As mensagens trocadas no âmbito do Telegram forma obtidas por meios ilegais e criminosos, tratando-se de prova ilícita, não passível de uso no presente caso”, declarou o PGR.
“Ainda que se admitisse a utilização, nestes autos, da ‘prova ilícita’ de que ora se trata, isso não beneficiaria Luiz Inácio Lula Da Silva nos moldes pretendidos pelos impetrantes, e, tampouco, teria o efeito de lhe devolver a liberdade.”
A defesa de Lula havia entrado com um recurso no STF para ter acesso às mensagens trocadas por membros da Lava-Jato e obtidas pela Justiça no âmbito da Operação Spoofing, que prendeu hackers acusados de invadir conversas privadas de autoridades, entre elas o ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-juiz da Lava-Jato, Sergio Moro.
Em decisão proferida em agosto, o ministro Edson Fachin negou o pedido da defesa de Lula. O ex-presidente recorreu e, agora, o PGR recomenda que o recurso seja negado novamente.
Veja também
Últimas notícias
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Homem é socorrido após queda grave em shopping de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
