Petrobras não confirma óleo venezuelano em praias: ‘Relatório é reservado’
Presidente da estatal não quis comentar parecer ao Ibama, apenas declarou que óleo não é brasileiro e que algo 'extraordinário' ocorreu por grande volume

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, garantiu que o óleo que vazou e atingiu diversas praias do Nordeste não tem origem brasileira, mas se recusou a comentar a informação, divulgada por veículos de imprensa, de que um parecer enviado pela petrolífera ao Ibama indicou compatibilidade entre as amostras e óleos produzidos na Venezuela ou em países africanos.
“Esse relatório é reservado, confidencial, da Petrobras para o Ibama. Não tenho autorização para divulgar, é uma comunicação a uma instituição de Estado, então, cabe ao Ibama e a outras autoridades divulgar informações”, disse.
Sobre as razões do vazamento, Castello Branco disse haver várias possibilidades. “Como leigo, pode ter sido naufrágio de um petroleiro, transbordo de petróleo de um navio para outro que tenha falhado, mas eu sinceramente não consigo imaginar”, afirmou. “Hipoteticamente, poderia ser um naufrágio de navio, que não vai transbordar petróleo imediatamente, e existe possibilidade de esse material ser liberado gradualmente.”
O presidente da companhia se limitou a negar que o produto tenha origem nacional. “Não é petróleo brasileiro”, disse, após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados.
“A função da Petrobras não é investigar de onde vem o óleo. Nossa preocupação foi se era um óleo produzido ou eventualmente comercializado pela Petrobras. Nós temos isso bem documentado, coletamos 23 amostras, nosso centro de pesquisas realizou análises bioquímicas e chegou à conclusão de que não se trata de nenhum óleo produzido e/ou comercializado pela Petrobras”, disse.
Segundo ele, a companhia tem atuado ativamente na limpeza das praias do Nordeste, supervisionada pelo Ibama e em colaboração com o ICMBio e a Marinha, por meio do uso de suas estruturas e também de empregados. “Até ontem, pelo menos, não tenho os dados de hoje, a Petrobras removeu 133 toneladas de resíduo oleoso das praias do Nordeste”, disse.
Castello Branco informou que o volume recolhido equivale a mais de 500 barris de petróleo. “Isso indica que não é simplesmente a lavagem de um tanque de um navio. Alguma coisa extraordinária aconteceu, não sabemos o que é nem cabe à Petrobras, mas a outros órgãos, como Polícia Federal, Marinha, que têm essas atribuições”, disse.
Veja também
Últimas notícias

Homem sofre fratura na perna após acidente entre duas motos na Av. Comendador Gustavo Paiva

Mulher atropela amante de marido: “Na próxima, passo por cima”

Motoqueiro é flagrado fazendo manobras perigosas em Maragogi

'Vírus' espião infecta PC e registra tudo o que você digita

Prefeitura de Penedo destina mais de 26% do orçamento para a saúde

Família procura por cão desaparecido em Arapiraca e oferece recompensa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
